Saiba como as empresas estão a investir na formação

Potenciar a aprendizagem dos colaboradores é um factor que contribui para o desenvolvimento organizacional. Descubra como as companhias estão a apostar nas competências e qualidades das suas equipas, no Caderno Especial Formação da edição de Junho da Human Resources.

AIP
A estreia internacional das comitivas portuguesas da Fileira da Educação e do Aprovisionamento Educativo nos mercados lusófonos fez-se no ano transacto em Angola, com a experiência da Fundação AIP que, através da sua área de internacionalização, estende o seu espaço de exposição por todo o mundo lusófono, naquela que é uma das maiores indústrias de exportação nacional nestes palcos – a Língua Portuguesa.

Banco Popular
No Banco Popular a formação é vista como um investimento de valor. Valor que é atingido face à preparação e enriquecimento das pessoas. «O maior desafio consiste em ensinar as pessoas a comunicar entre equipas e com os clientes. Conseguir uma comunicação adaptada à exigência do negócio, em função das circunstâncias que hoje vivemos, com o rigor que a actividade impõe e um apurado sentido de dever», afirma a equipa de RH do Banco Popular.

Bureau Veritas
Partindo da premissa de que cada entidade, negócio ou sector de actividade tem especificidades que obrigam a uma abordagem ajustada e focalizada, o Bureau Veritas pauta a sua actuação de formação a ir ao encontro das necessidades das empresas. «A prestação de serviços de formação surgiu de forma natural, ou seja, como uma área de negócio complementar, não só à certificação, mas também a outros serviços que prestamos», afirma Rosa Braz, coordenadora do Gabinete de Formação.

Elevus
Apostando a sua expansão e internacionalização no franchising, a Elevus nasce em 2001 para conquistar uma quota de mercado onde, além de pioneira, ocupa a posição mais destacada. Na Elevus, com o emagrecimento de algumas estruturas empresariais, sentiu-se a necessidade de investir mais nas pessoas que ficaram, na prática reter o talento através da formação e da especialização de quadros.

Estradas de Portugal
No que respeita à formação, a EP orgulha-se das oportunidades de desenvolvimento que disponibiliza aos seus colaboradores; não será por acaso que existe reconhecimento externo das práticas da empresa e dos seus quadros. Com a implementação do Plano Estratégico K’16, fica evidente a orientação para a criação de valor. Fazer esta mudança com as pessoas que estão na organização foi o desafio lançado à gestão de RH, superado em grande medida com o contributo da formação.

Fidelidade
Rita Sambado, directora de Marketing, Comunicação e Clientes da Fidelidade, explica como o propósito de uma organização pode unir e motivar as pessoas. «Acreditamos que é urgente acontecer uma mudança estrutural nas organizações, para que as marcas tenham uma palavra de relevância no futuro. E quanto mais subtil for esta transformação, mais profundos e genuínos se tornarão os comportamentos», afirma a profissional.

Galileu
Com mais de duas décadas de presença no mercado, a Galileu apresenta hoje uma das mais vastas ofertas formativas do mercado, com um grande enfoque na formação em competências empresariais e soft skills. A preparação e a motivação dos colaboradores permite dar resposta, de forma eficaz, aos desafios com que as organizações se deparam, tornando-as mais competitivas, pelo que, afirma Cláudia Vicente, directora da Galileu, «é aqui que a formação pode fazer a diferença: no que se refere à diferenciação e, sobretudo no caso dos particulares, à valorização e promoção profissional».

Global Estratégias
Focada em crescer cimentando a sua posição nos cinco continentes, a Global Estratégias mantém uma especial atenção às tendências do mercado. Sara Sousa Brito, directora-geral da empresa, revela em entrevista que «2015 será novamente um ano diferente, sendo que a nossa actuação continua a diferenciar-se pelas nossas soluções de formação».

Groundforce
Os profissionais que actuam no sector da aviação civil têm uma grande responsabilidade na manutenção dos padrões de segurança e qualidade, sendo necessário manter os níveis de proficiência dos respectivos desempenhos. Partindo de um ambiente conjuntural adverso e competitivo, foi desenvolvida uma nova abordagem na organização, ao trilhar caminhos de proximidade e parceria de modo a assessorar os líderes na gestão efectiva das suas pessoas, dinamizando iniciativas programáticas para incremento do impacto das mesmas e sua aceitação dentro da organização.

Grupo CH
O Grupo CH está ciente do seu papel privilegiado enquanto consultora de empresas, oferecendo abordagens integradas. A CH Academy desenvolveu uma abordagem prática sustentada na teoria, optando por metodologias dinâmicas, interactivas e lúdicas que permitissem integrar os níveis saber, saber-fazer e saber-ser.

Rumos
A Rumos, fundada em 1992, está estruturada em três grandes áreas de actuação: Formação Profissional, Educação e Serviços TI. As parcerias e o reconhecimento pelas maiores e mais prestigiadas entidades nacionais e internacionais ligadas às novas tecnologias de informação e comunicação garantem à Rumos um know-how constante sobre o que de mais avançado existe a nível mundial.

SLOT
A SLOT Academy, com uma equipa qualificada e multidisciplinar, oferece planos de formação personalizados e adequados às necessidades das empresas, contribuindo eficazmente para o desenvolvimento organizacional, trabalhado directamente com as empresas, concebendo programas personalizados que respondem às suas necessidades e objectivos. Cada programa resulta da articulação entre a necessidade da organização cliente, com a experiência da equipa de coordenação pedagógica.

Sonae
Criar contextos que potenciem a aprendizagem e o desenvolvimento dos seus colaboradores é, desde sempre, um objectivo da Sonae, como explica Isabel Barros, directora de Gestão de Talento da Sonae. Internamente reconhecido como uma condição de base para atingir o extraordinário ritmo de crescimento a que o Grupo está habituado, é endógena a pressão para desenvolver e implementar iniciativas que permitam aos colaboradores Sonae ir mais longe nos domínios profissional e pessoal.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*