CITE quer “Mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas”

Esta é a nova campanha de promoção nacional, lançada esta manhã pela Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, no Átrio da Casa do Futuro da Fundação Portuguesa das Comunicações em Lisboa.

Em Portugal, 59% das pessoas diplomadas com ensino superior e 54,8% dos doutorados são mulheres. No entanto, 91% dos membros dos conselhos de administração das 17 maiores empresas cotadas em bolsa são do sexo masculino. Não havendo uma razão objectiva para esta desproporção, esta campanha propõe-se sensibilizar públicos estratégicos, procurando alterar esta tendência.

A apresentação da campanha “Mulheres nos Conselhos de Administração das Empresas” contou com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, e do Secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira, bem como da Presidente da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, Joana Gíria.

O lançamento contou também com a intervenção de Sara Falcão Casaca, professora do ISEG – Ulisboa e investigadora do SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações/ CSG, que fez uma reflexão sobre o estado de situação dos homens e mulheres nos cargos de alta direcção e nos conselhos de administração das empresas.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo


*