Como é a empresa ideal?

A próxima geração de executivos terá de enfrentar uma escolha: que tipo de organização quer liderar? Irá liderar organizações que tratam os colaboradores como custos a serem minimizados – ou onde os colaboradores e a empresa prosperam juntos?

Por Thomas A. Kochan

Os líderes empresariais podem escolher a forma como competem. Essa escolha tem sido popularmente dividida em opções “high-road” e “low-road”. As empresas high-road procuram competir através de produtividade alta, inovação e serviço ao cliente de qualidade, exigindo e apoiando salários altos e boas oportunidades profissionais para os colaboradores. A estratégia low-road procura lucros e retornos financeiros minimizando custos e controlando o trabalho de forma a manter os salários baixos para a maioria dos colaboradores e/ou funcionários independentes.

Duas décadas de pesquisas sobre empresas high-road têm  documentado a sua capacidade para atingirem uma produtividade de topo e um serviço de qualidade em sectores tão diversos como o do aço, automóveis, companhias aéreas, telecomunicações, vestuário,
cuidados de saúde, computadores e semicondutores. Os case studies mais recentes estão a documentar padrões desde sucesso semelhantes em negócios mais pequenos na produção, retalho e cuidados de saúde.

Leia o artigo na íntegra na edição de Janeiro da Human Resources.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*