Já se conhece o vencedor do Prémio IBM

Prémio Científico IBM distingue investigador da Universidade Nova de Lisboa Matthias Knorr, que vê reconhecido o seu trabalho desenvolvido no âmbito da Inteligência Artificial e da Web Semântica

 

A distinção, referente ao ano de 2015, distinguiu um trabalho de investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova pela sexta vez na história do Prémio. O vencedor desta 26ª edição é o investigador Matthias Knorr, de 35 anos, de nacionalidade alemã, doutorado em Engenharia Informática pela mesma universidade.

A IBM Portugal instituiu o Prémio Científico em 1990, com a finalidade de distinguir trabalhos nos mais diversos domínios do conhecimento, aplicados às Ciências da Computação e Tecnologias de Informação. Pretende-se motivar jovens investigadores portugueses a divulgarem os seus projetos, fomentando o relacionamento entre as comunidades empresarial, académica e de investigação científica.

Matthias Knorr admitiu que «é uma honra para mim receber o Prémio IBM e poder desta forma contribuir para a disseminação do trabalho de investigação que desenvolvemos, aumentando o seu impacto».

“Raciocínio Eficiente combinando Regras Não-Monótonas e Ontologias para a Web Semântica” é o título do trabalho vencedor desta edição. A investigação do alemão visa dar mais um passo na área da inteligência artificial, mais especificamente na Representação de Conhecimento e Raciocínio (RCR), e da Web Semântica, através da utilização inteligente de informação estruturada e distribuída pela Web, capacitando os sistemas com um vasto conhecimento sobre o mundo.

O júri do Prémio Científico IBM 2015, reunido no dia 21 de maio, decidiu atribuir o prémio à investigação de Matthias Knorr, uma vez que o trabalho mostra uma abordagem original, cientificamente bem fundada e com repercussões no tratamento de complexos sistemas ontológicos, como os legais, caracterizados por informação incompleta ou imprecisa.

O Júri deste ano é constituído por um grupo de elevado prestígio nacional e internacional e reconhecidamente líderes das principais áreas do conhecimento a que o Prémio Científico está associado: Prof. Doutor Carlos Salema (IST e Presidente do Júri), Prof. Doutor Carlos Mota Soares (IST), Prof. Doutor João Rocha (U. Aveiro), Prof. Doutor José Esgalhado Valença (U. Minho), Prof. Doutor José Fernando Ferreira Mendes (U.Aveiro), Prof. Doutor José Júlio Alferes (FCT UNL), Prof. Doutor Luís Nunes Vicente (U. Coimbra), Prof. Doutor Luís Oliveira e Silva (IST), Prof. Doutora Maria Isabel Lobato Faria Ribeiro (IST), Prof. Doutor Pedro Veiga (FCUL), Prof. Doutor Vladimiro Miranda (FEUP) e Eng. Carlos da Naia Sardo (IBM).

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*