Sonae reforça internacionalização

Sonae fortalece presença internacional em todas as áreas de negócio, com presença em mais de 80 países.

 

No primeiro semestre de 2016, a Sonae prosseguiu a sua estratégia de crescimento tendo beneficiado do reforço das posições competitivas da generalidade das suas áreas de negócio, da aposta na internacionalização, da diversificação dos estilos de investimentos e da potenciação das suas competências e activos.

O volume de negócios consolidado da Sonae alcançou €2.431 M, um aumento de 4,4% face ao 1S15, devido principalmente ao contributo positivo da Sonae MC e da Sonae SR.

No retalho alimentar, o volume de negócios da Sonae MC alcançou €1.691 M, aumentando 3,6% quando comparado com o 1S15 e continuando a reforçar a quota de mercado do Continente num mercado maduro e competitivo. A Sonae MC manteve-se focada em reforçar a sua proposta de valor, melhorando a percepção de preços, a percepção da qualidade dos perecíveis e lançando campanhas promocionais inovadoras. Este esforço foi reconhecido pelos clientes, que premiaram o Continente com a sua fidelidade, e também por associações de consumidores. De salientar que a Sonae MC continuou a implementar o programa de expansão de formatos de conveniência e proximidade, tendo aberto 7 Continente Bom Dia e 37 lojas Meu Super desde o início do ano.

No retalho especializado, o volume de negócios da Sonae SR, que integra a Worten e a Sonae Sports and Fashion, situou-se em €614 M, aumentando 5,5% quando comparado com o 1S15. Esta evolução foi motivada por ambas as divisões, que continuaram a registar melhorias nas vendas por metro quadrado.

Na Worten, o volume de negócios aumentou 1,4%, para €404 M, beneficiando do desempenho positivo em Portugal, consolidando a quota de mercado num contexto de reduzido crescimento do mercado; bem como de uma contínua recuperação em Espanha, onde as vendas por metro quadrado continuaram a crescer. Tanto em Portugal como em Espanha, a estratégia omnicanal manteve-se no centro do desenvolvimento da Worten, tendo as vendas omnicanal ascendido a 25,3% do volume de negócios. As vendas online cresceram 4,2% na Ibéria e a Worten tornou-se no primeiro especialista em electrónica a disponibilizar uma plataforma de e-commerce nas ilhas Canárias.

Na divisão de Sonae Sports and Fashion, o volume de negócios aumentou 14,6%, para €210 M, motivado pela inclusão da Losan e pelo desempenho positivo da Zippy em Portugal. As vendas por metro quadrado (excluindo o negócio de wholesale, nomeadamente a Losan) cresceram, beneficiando de melhorias significativas na Zippy e de desenvolvimentos positivos na Sport Zone. Esta evolução foi concretizada num contexto de condições meteorológicas desfavoráveis, que impactaram a colecção de Primavera-Verão ‘16 como um todo na Ibéria. De referir que, no 2T16, a Sonae SR concluiu a aquisição de 50% do capital da Salsa, iniciando deste modo uma promissora parceria com um especialista em jeanswear internacionalmente reconhecido. Adicionalmente, a Zippy continuou a expandir a sua presença internacional e entrou no Chipre no 2T16, sendo que, através de lojas próprias, franquias e wholesale, os produtos da Zippy encontram-se atualmente disponíveis em cerca de 40 países.

A Sonae RP, unidade de imobiliário de retalho, concretizou, no 1S16, 3 operações de sale and leaseback no valor de €230 M, equivalentes a um ganho de capital de aproximadamente €63 M. Esta estratégia permitiu à Sonae RP libertar capital dos seus activos mais maduros, mantendo, ao mesmo tempo, um nível adequado de flexibilidade operacional. O valor contabilístico líquido do capital investido pela Sonae RP em bens imobiliários totalizou, no final do 1S16, €888 M.

Na Sonae IM, unidade de Gestão de Investimentos, o negócio de Tecnologia alcançou um volume de negócios de €61 M, aumentando 1,9% face ao 1S15 e impulsionado por um crescimento de 9,3% no 2T16. A WeDo angariou 5 novos clientes de telecomunicações, continuando a ampliar a sua base de clientes a nível mundial, com 77% do seu volume de negócios a ser gerado fora de Portugal. A S21Sec fortaleceu a sua posição no mercado europeu de cibersegurança com a aquisição da Sysvalue, em maio de 2016, tornando-se na empresa líder do mercado nacional em cibersegurança. A Saphety aumentou em mais de 35% o volume de negócios internacional, com o mercado internacional a representar cerca de 45% do volume de negócios. A Bizdirect cresceu 14%, com todas as unidades de negócio a superarem o 1S15, e a Movvo focou os seus esforços na robustez do seu produto, destacando conjuntamente a criação de uma oferta estandardizada de forma a preparar a empresa para a sua internacionalização. Em Abril foi anunciado publicamente o lançamento da Bright Pixel, composta por um grupo experiente de programadores, creative thinkers e investidores, cujo objectivo é transformar a criação de novas empresas e a forma como estas lidam com a inovação. A Bright Pixel também promove uma relação estreita com os seus parceiros, desenvolvendo rápidas provas de conceito com vista a resolver as necessidades tecnológicas e de negócio em temas como retalho, media, cibersegurança e telecomunicações. Em Julho de 2016, a Sonae IM anunciou a aquisição da InovRetail, cujo core business é o desenvolvimento de ferramentas analíticas avançadas, focadas em apoiar retalhistas na melhoria da sua performance e tomada de decisão mais informada.

Nos centros comerciais da Sonae Sierra, as vendas de lojistas na Europa aumentaram 2,5%, para €1.439 M, correspondendo a um aumento de 3,9% no universo comparável de lojas. A taxa de ocupação fixou-se nos 96,1%, sustentada pelo forte desempenho na Europa, onde a ocupação atingiu os 97,1%. O resultado directo situou-se nos €27 M, uma variação neutral face ao 1S15, e o resultado indirecto totalizou €32 M, traduzindo os ganhos de capital realizados na venda de ativos e, especialmente, da avaliação de activos ocorrida no final do semestre, que reflectiu a compressão de yields na Ibéria. A Sonae Sierra possui actualmente 6 projectos em desenvolvimento: ParkLake (Roménia), Nuremberg (Alemanha), Zenata (Marrocos), Malaga Designer Outlet (Espanha), Cucuta (Colômbia) e a expansão do NorteShopping (Portugal). O ParkLake será inaugurado em setembro de 2016 e terá uma área bruta locável de 70.000 metros quadrados e mais de 200 lojas, representando um investimento de €180 M.

Nas Telecomunicações, as receitas operacionais da NOS aumentaram 6,2%, em termos homólogos, para €743 M no 1S16, mantendo o forte desempenho operacional. As RGUs totais cresceram 8,9%, para 8,746 M e o número de RGUs convergentes aumentou para 3,157 M, uma variação de 29,2% em termos homólogos. A NOS continua a ganhar quota de mercado de forma rentável, crescendo o volume de negócios e o EBITDA.

 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo


*