As 5 inovações que vão mudar as nossas vidas nos próximos 5 anos

A IBM acaba de anunciar a iniciativa anual “IBM 5 in 5” (#ibm5in5), cinco inovações científicas e tecnológicas que se prevê que venham a mudar a forma como as pessoas irão trabalhar, viver e interagir nos próximos cinco anos.

Ø Com a Inteligência Artificial (IA), as nossas palavras irão abrir uma janela para a nossa saúde mental (http://ibm.biz/Bdse2S)
Ø As tecnologias de hyperimaging e de IA vão dar-nos uma visão de super-herói (http://ibm.biz/Bdse2K)
Ø Os macroscópios irão ajudar-nos a entender a complexidade da Terra com infinito detalhe (http://ibm.biz/Bdse2n)
Ø Os laboratórios médicos “Lab-on-a-chip” serão como que detetives na área da saúde para despistar doenças à nanoescala (http://ibm.biz/Bdse2e)
Ø Sensores inteligentes irão detetar poluição ambiental à velocidade da luz (http://ibm.biz/Bdse2p)

Em 1609, Galileu inventou o telescópio e pôde ver o nosso cosmos de uma maneira inteiramente nova. Provou a teoria de que a Terra gira em torno do Sol, o que até então era impossível de observar. A IBM Research continua este trabalho através da busca de novos instrumentos científicos – sejam dispositivos físicos ou ferramentas avançadas de software – projetados para tornar visível o que até ao momento é invisível aos nossos olhos, desde o nível macroscópico até à nanoescala.

«A comunidade científica tem uma tradição maravilhosa de criar instrumentos que nos ajudam a ver o mundo de maneiras inteiramente novas. Por exemplo, o microscópio ajudou-nos a ver objectos muito pequenos a olho nu e o termómetro permitiu-nos conhecer a temperatura da terra e do corpo humano», disse Dario Gil, da IBM Research. «Com os avanços da inteligência artificial e da nanotecnologia, o nosso objetivo é criar uma nova geração de instrumentos científicos que tornarão os complexos sistemas invisíveis de hoje em dia, visíveis nos próximos cinco anos».

A inovação nesta área irá permitir-nos, por exemplo, melhorar significativamente indústrias como a agricultura, aumentar a eficiência energética, detetar a poluição prejudicial antes que seja tarde demais e evitar que a saúde física e mental se deteriore prematuramente. A equipa global de cientistas e investigadores da IBM está constantemente a levar estas invenções dos nossos laboratórios para o mundo real.

A iniciativa “IBM Next 5 in 5” baseia-se em tendências sociais e de mercado, bem como nas tecnologias emergentes dos laboratórios de I&D da IBM em todo o mundo que tornam estas transformações possíveis.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*