Já ouviu falar do movimento “Bring Tesla gigafactory to Portugal”?

70 mil pessoas já apoiam a causa via digital que garante que Portugal é o país ideal para acolher a fábrica do grupo na Europa. É a primeira vez que em Portugal um movimento da sociedade civil se junta para potenciar e trazer investimento internacional.

 

O movimento da sociedade civil “Bring Tesla Gigafactory to Portugal”, que teve início em Novembro de 2016 através de uma rede social, apresenta as conclusões do movimento colaborativo realizado por vários cidadãos especialistas e que se constituíram em 8 grupos de trabalho para aprofundar as principais razões socioeconómicas, em diferentes áreas, que fazem de Portugal o país ideal para acolher um investimento com a dimensão e as características da Giga Fábrica da TESLA na Europa.

A apresentação decorreu no passado sábado, dia 25 de Março, no âmbito da edição do GreenFest TorresVedras, festival de sustentabilidade que se realiza em Torres Vedras (ExpoTorres) entre os dias 24 e 26 de Março.

«É a primeira vez que em Portugal um movimento da sociedade civil se junta para potenciar e trazer investimento internacional de relevo para o país» afirma Rui Miguel Coelho, cofundador do Movimento em conjunto com Patrícia Candeias, destacando que «este movimento, que surgiu via digital, só é possível materializar-se porque estamos a falar de uma causa maior que todos nós, em particular dos que aderiram e dos que acredito que ainda virão a aderir. É o reconhecimento de que se trata de uma causa socioeconómica estruturante para o país que mobiliza a sociedade civil para contribuir com as suas valências e competências particulares para que um dos maiores investimentos esperado para Europa nos próximos anos se possa concretizar em Portugal.»

Com cerca de 70 mil pessoas a apoiarem a causa via digital, ao longo de vários meses o movimento foi gerando um fórum de discussão e partilha de ideias de como agir para demonstrar aos investidores e responsáveis do Grupo TESLA que Portugal reúne condições de excelência e tem características particulares para dar resposta a todas as necessidades que um investimento como este tem. Neste sentido, cidadãos especialistas em diferentes áreas, que aderiram ao movimento, juntaram-se e constituíram 8 grupos de trabalho para analisar estratégia e áreas relevantes para a captação do investimento: cluster automóvel; infraestruturas; políticas financeiras de apoio ao investimento; conhecimento-científico/investigação; políticas energéticas; legislação; criatividade e marketing; estruturas/enquadramentos do investimento do grupo TESLA. Estes grupos são coordenados pelos especialistas André Marquet, João Sá, Ricardo Simões Santos, Renato Lopes da Costa, Pedro Antão Lopes, Ermelinda Carrachas, João Geraldes, Rui Miguel Coelho.

No dia 21 de Março, o Movimento realizou-se na AESE uma pré-apresentação das conclusões preliminares dos grupos de trabalho onde marcaram presença distintos cidadãos de vários quadrantes; desde especialistas – engenheiros, economistas, gestores, criativos, professores, investigadores, jornalistas, fotógrafos, advogados, embaixadores, profissionais de relações internacionais – a representantes de câmaras de comércio, embaixadas, entre outros. O cofundador do Movimento salienta que «todos os presentes quiseram manifestar publicamente a sua vontade de colaborarem para um propósito que visa de forma simples, mas eficaz e célere, colocar Portugal no centro de decisão de grandes investidores internacionais, em particular do Grupo TESLA.»

Em paralelo, foi também lançado o Livro “Dreamers” que resulta de um trabalho colaborativo composto por fotografias de 16 fotógrafos nacionais – profissionais e amadores – que cederam os seus trabalhos com o objectivo de ilustrar e demonstrar a Portugalidade, elencando a essência de Portugal, das gentes e do espírito empreendedor. O livro, meramente simbólico, mas de qualidade premium, terá uma tiragem limitada de 100 exemplares numerados cujo n.º1 será oferecido pelo Movimento ao CEO da TESLA, Elon Musk. Conjuntamente serão oferecidas também duas obras clássicas da literatura portuguesa: Lusíadas e Desassossego, bem como um bilhete de avião, um voucher de estadia, e uma chave. «Esta chave representa um convite do movimento para que Elon Musk venha conhecer Portugal e consequentemente conhecer na sua pessoa as conclusões das análises deste grupo. A chave abrirá fisicamente um baú que se encontra nas cavalariças do antigo Museu dos Coches e que contém um original das Reflexões e as Conclusões dos 8 Grupos de Trabalho do Movimento» revela Rui Miguel Coelho. Os restantes números serão oferecidos a diferentes individualidades nacionais e/ou estrangeiras.

 

Sobre o Movimento:

O Movimento “Bring Tesla Gigafactory to Portugal” é um ​movimento agregador da sociedade civil que envolve o ecossistema empresarial, científico, ​educacional e cultural e pretende ajudar a alavancar o empreendedorismo e o desenvolvimento económico através da promoção de Portugal enquanto Marca. O Movimento pretende também demonstrar que é possível inspirar e revitalizar a energia de investimento dos cidadãos sem que tenha que ser sempre o Governo a tomar a iniciativa e apostar no “Capital de Energia e Entusiasmo​” dos portugueses como factor determinante na Economia disruptiva e Emocional que hoje tem um peso enorme no decision making nacional e internacional. É a primeira vez que em Portugal um movimento da sociedade civil se organiza para potenciar e trazer investimento internacional de relevo para o país.

Liderado pelos co-fundadores Rui Miguel Coelho e Patrícia Candeias, o movimento conta com um advisory board constituído por Isabel Neves – Investidora e Shark Tank Member​,  Pedro Norton de Matos fundador do maior evento de sustentabilidade GreenFest​, Rui Coelho Director da Invest Lisboa​, Sandra Correia fundadora da Pelcor e Empresária do Ano da União Europeia 2013​, Tiago Machado empresário e investidor internacional​ e Tiago Silva Pereira – Director Nacional da ANJE e promotor de investimento estrangeiro em Portugal​).

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*