A importância das cores no vestuário profissional

O vestuário que escolhe para o local de trabalho pode ajudar a transmitir a imagem certa e adequada ao contexto no qual se insere. Saber escolher a roupa que vestimos para ir trabalhar influencia o modo como as outras pessoas se relacionam connosco, transmitindo diferentes mensagens consoantes as cores que seleccionamos para cada peça.

 

Por Alexandra Lopes, Consultora de Imagem Pessoal e Empresarial

 

Uma vez que as cores têm significados associados, torna-se imperativo saber quais as mensagens que transmitimos ao vestir roupa de determinadas cores, adequando o vestuário a cada ocasião em contexto empresarial. Conheça então o significado de cada cor:

– Branco

A mistura de todas as cores transmite simplicidade, estando associada à diplomacia e perfeição. É uma boa escolha para uma camisa, peça essencial em qualquer guarda-roupa profissional, dada a sua versatilidade de combinações com outras peças de roupa e cores.

 

– Bege

O bege representa elegância e acessibilidade, sendo uma cor facilmente conjugada com outras cores (à semelhança do branco). É a cor ideal para blazers, calças, saias, camisas e blusas, principalmente para a primavera e verão, dada a sua leveza e frescura associada.

– Amarelo

O amarelo é a cor do conhecimento, da alegria e da boa disposição. É a cor mais indicada para profissionais da área de vendas, pois trata-se de uma cor estimulante. O amarelo não deve ser usada em situações que envolvam negociações financeiras, pois pode transmitir volatilidade.

– Laranja

A cor laranja representa energia e vitalidade. O laranja é uma cor mais informal, pelo que deve ser usada com muita moderação em contexto profissional, principalmente em reuniões ou em profissões de front office.

– Vermelho

O vermelho é a cor que transmite assertividade, poder e confiança. Vai fazer uma apresentação para o público? Escolha uma peça de roupa em vermelho: uma gravata ou uma écharpe, por exemplo. É tudo o que necessita para ser um sucesso!

– Rosa

A cor rosa é uma cor calma, harmoniosa e feminina. Não é a melhor escolha para a negociação de uma promoção, visto que transmite pouca confiança e alguma passividade.

– Violeta

O violeta é uma óptima cor para projectar confiança e criatividade numa situação profissional. À semelhança do bege, é uma excelente cor para usar em circunstâncias que exijam diplomacia e elegância. Uma écharpe ou uma gravata são óptimas opções em termos de acessórios.

– Azul

Acabou de ser promovido e pretende projectar uma imagem de respeito, confiança e profissionalismo, causando uma boa primeira impressão? Escolha roupa de cor azul como, por exemplo, um tailleur num tom azul mais escuro e… seja um sucesso!

– Verde

O verde é a cor da estabilidade, da responsabilidade e do conhecimento. É uma cor excelente para ser usada em momentos de stress, pois confere calma e equilíbrio. Vai apresentar um projecto novo? Escolha o verde caqui, a cor que melhor transmite o seu espírito empreendedor.

– Castanho

O castanho é a cor da maturidade e segurança. O castanho não é uma cor que transmita sofisticação nem elegância, pelo que deverá ser evitada em ocasiões que exijam esses padrões.

– Cinzento

Para reuniões, é a cor mais indicada para fatos, combinada com vermelhos ou violetas, para projectar inovação e criatividade num contexto profissional. Se necessita de ser o protagonista numa determinada situação, o cinzento não é a melhor escolha.

– Preto

O preto é a escolha certa para uma reunião de negócios, pois transmite poder, força e autoridade. Representa elegância, discrição e mistério. Para um contexto profissional mais formal, a combinação de preto com azul é a ideal, evitando usar o preto com o vermelho.

 

Sobre imagem pessoal, veja também estas notícias.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*