A Gestão das Pessoas na Administração Pública em debate

Está a decorrer, hoje e amanhã, o Seminário Internacional – Gestão das Pessoas na Administração Pública, no Museu do Oriente, em Lisboa. Promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, conta com a Human Resources Portugal como media partner. Ricardo Florêncio, CEO da Multipublicações, que edita a Human Resources Portugal, irá moderar a mesa sobre “Engagement: Como promover a cultura de participação?”.

 

Um leque alargado de profissionais de Recursos Humanos do sector público e privado, nacional e internacional, decisores políticos, investigadores e jornalistas vão partilhar, entre hoje e amanhã (18 e 19 de Maio), em Lisboa, experiências sobre questões que antecipam o que poderá vir a ser a gestão de pessoas e das profissões, nomeadamente na Administração Pública.

Discussão fundamental num momento de rápida mudança, pela conjugação de factores relacionados com as novas tecnologias de informação, modalidades de trabalho à distância e as expectativas das novas gerações, cada vez mais preparadas academicamente. Ou matérias como a conciliação do trabalho e da vida pessoal, num mundo em que os e-mails e as mensagens podem chegar a qualquer momento.

A Gestão das Pessoas na Administração Pública é o tema do seminário que a Câmara Municipal de Lisboa organiza, trazendo a debate questões transversais como o bem-estar no local de trabalho, estruturar as condições de laboração com foco nas pessoas, ou as qualificações que serão exigidas no futuro.

Os possíveis modelos de gestão de RH no sector público, o alinhamento do desempenho individual e das organizações, as competências exigidas no futuro serão objecto de intervenções de especialistas nacionais e representantes de organismos internacionais convidados. O seminário traça, assim, um mapa que dá informação sobre como diferentes países estão a lidar com situações que são colocadas pelas novas tecnologias no trabalho, riscos psicossociais que se podem levantar numa incorrecta gestão do trabalho e ainda a participação dos trabalhadores no desenvolvimento do ambiente de trabalho saudável.

Entre os oradores deste seminário estão Joana Ramos, da Direcção Geral da Administração e Emprego Público, An Cazaerck, do Instituto Europeu da Administração Pública, Elisabete Carvalho, da Direcção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), António Robalo, da Autoridade para as Condições de Trabalho, Mafalda Troncho, da OIT, e Daniel Gerson, da OCDE, António Silva Mendes, ex-comissário europeu. Conjunto de intervenções a que se juntam representantes do sector privado como Alexandra Brandão, directora Coordenadora de RH do Grupo Santander, Beatriz Rubio, CEO da Remax, Carlos Figueiredo, director de RH da Unilever Jerónimo Martins e Beatriz Perez, directora da Fox Iberia.

A abrir o seminário esteve Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, fechando o primeiro dia com a intervenção de Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa. O segundo dia do encontro fecha, às 12h45, com a intervenção do vereador dos Recursos Humanos da Câmara Municipal de Lisboa, João Paulo Saraiva.

A inscrição é obrigatória e limitada à lotação do espaço. Inscreva-se aqui.

PROGRAMA:

Quinta-feira, 18 de maio, 2017

8h30. Registo e Receção

9h30. Sessão de Abertura
Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa

10h15. O papel da gestão de RH: Existe um modelo no sector público?
Moderadora: Fátima Fonseca, Directora de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Lisboa Oradores: Joana Ramos, Directora-Geral da Direcção Geral da Administração e do Emprego Público | Klaus Hartmann, Representante do EUROFEDOP
O papel dos recursos humanos na administração pública: da postura meramente administrativa para uma gestão estratégica de envolvimento e reconhecimento. Como deve evoluir a administração pública para se tornar um centro de atracção, retenção, e produção de talento?

PAUSA PARA CAFÉ E NETWORKING

11h15. Bem-estar: pode existir no local de trabalho?
Moderador: António Manuel Venda, Director da Revista Human Oradores: Mafalda Troncho, Directora do Escritório da OIT em Lisboa| António Sousa Uva, Professor Catedrático da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa
O trabalho pode contribuir para o bem-estar das pessoas, vida pessoal plena e desenvolvimento humano ou constituir um factor de perda de capacidade funcional, stress e ansiedade. Como podemos promover a qualidade de vida no local de trabalho, diminuindo os riscos profissionais e contribuindo para o bem-estar físico, mental e social das pessoas?

12h00. From Employee Motivation to Workplace Innovation
Keynote Speaker: An Cazaerck, Coordinator Personnel Department of EIPA

PAUSA PARA ALMOÇO

14h00. Condições de trabalho: Como pensá-las para as pessoas?
Moderadora: Ana Carrilho, Jornalista da Rádio Renascença
Oradores: António Robalo dos Santos, Subinspetor-Geral da ACT | Pedro Branco Ló, Presidente da Associação Portuguesa de Facility Management
As condições de trabalho devem ser pensadas a partir das pessoas, das suas necessidades e da avaliação compreensiva dos riscos profissionais. Que estratégias podemos adotar para garantir uma abordagem integrada? Que novas práticas podemos adotar nas organizações?

14h45. Especificidades do serviço público: Como criar valor para as pessoas?
Moderadora: Cristina Barros, Managing Director da RH Magazine
Oradores: José Oliveira, Director Nacional Adjunto de Recursos Humanos da PSP | Emília Galego, Directora de Recursos Humanos da Câmara Municipal do Porto
O serviço público e suas implicações na gestão das pessoas: prestar serviço público tem consequências na forma como se gerem os trabalhadores? E na forma como a administração funciona para servir o cidadão? Como gerir com eficácia e eficiência e ao mesmo tempo criar valor?

15h30. Desempenho: Como alinhar o individual e o organizacional?
Moderador: Filipe Vaz, Director-Geral da Tema Central Oradores: Elisabete Carvalho, Directora Geral do INA | Margarida Uva, Equipa de Gestão de Human Capital da Deloitte
Gerir o desempenho é um dos grandes desafios de qualquer organização. Como alcançar um sistema que garanta o alinhamento entre os objectivos organizacionais e individuais e permita gerir pessoas e equipas? Como implementar estratégias e instrumentos que permitam efectivamente gerir e reconhecer o desempenho e não apenas avaliar?

PAUSA PARA CAFÉ E NETWORKING

16h15. Comunicação corporativa: Que mensagem passa o setor público?
Moderadora: Fernanda Mestrinho, Jornalista Oradores: Beatriz Rubio, CEO da Remax | Ivone Ferreira, Doutorada em Ciências da Comunicação
Qual o papel da comunicação corporativa nas organizações públicas? Que estratégias e práticas alavancam a relação da organização com os clientes internos e externos? Como fazer o caminho para passar da mera informação ao envolvimento de todas as partes interessadas?

17h00. A importância das pessoas para a administração pública
Keynote Speaker: Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa

17h45. Encerramento

Sexta-feira, 19 de maio, 2017

9h30. Employee Engagement as driver in Public Employment Keynote Speaker: Daniel Gerson, Project Manager of Public Employment and Management da OCDE

10h15. Engagement: Como promover a cultura de participação?
Moderador: Ricardo Florêncio, Director da Human Resources Portugal. Oradores: Carlos Figueiredo, Director de Recursos Humanos da Unilever Jerónimo Martins | Alexandra Brandão, Directora Coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Santander
O envolvimento dos trabalhadores tornou-se uma pedra basilar na boa gestão de RH. O que significa envolver os trabalhadores e quais os benefícios para a organização e para as pessoas? Qual o espaço para os métodos tradicionais de participação dos trabalhadores? Quais as estratégias e ferramentas com maior potencial de sucesso numa administração pública em mudança?

11h. PAUSA PARA CAFÉ E NETWORKING

11h15. New skills: Quais as tendências e desafios da capacitação?
Moderadora: Ana Filipa Rosa, Locutora na RDP Oradores: António Silva Mendes, Gestor de Recursos Humanos da Administração Publica Nacional e Europeia| Mário Ceitil, Professor Universitário e Consultor de Recursos Humanos.
O que significa para as profissões no sector público a adopção de novos modelos de administração, reguladores, facilitadores, mediadores de relações sociais, que coexistem com a tradicional prestação de serviços públicos? Qual o impacto que a tecnologia pode ter? Quais as carreiras e as competências que devemos desenvolver?

12h00. Comunicar e envolver as pessoas nas organizações num mundo em constante evolução
Keynote Speaker: Beatriz Perez, Directora de Recursos Humanos da Fox Iberia

12h45. Administração pública em mudança: desafios e responsabilidades na liderança
João Paulo Saraiva, Vereador dos Recursos Humanos e Financeiros da Câmara Municipal de Lisboa

13h30. ENCERRAMENTO

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*