5 passos para a implementar a IA de forma ética

A Inteligência Artificial (IA) está aí e a Sage apresentou um código ético com recomendações para a sua adopção de forma responsável.

A Sage, especialista mundial em sistemas integrados de gestão, contabilidade, salários e pagamentos, quer apelar a toda a comunidade tecnológica internacional para a importância da implementação ética da Inteligência Artificial (IA) ao nível empresarial. Com a publicação do «Código Ético: Desenvolvimento de Inteligência Artificial para empresas em cinco princípios básicos», a Sage pretende alertar para as recomendações a ter em conta pela Indústria 4.0.

Este código de conduta foi desenvolvido pela Sage durante a criação do seu próprio programa de aprendizagem automática de IA.; código este desenhado especificamente para reduzir os processos de gestão financeira de empresas de qualquer dimensão, desde as start-ups às grandes empresas.

São estes os cinco principios básicos para o desenvolvimento ético da IA nas empresas:

1. A Inteligência Artificial deve reflectir a diversidade dos utilizadores que serve
Tanto a indústria como a comunidade tecnológica deve desenvolver mecanismos eficazes para filtrar sentimentos e tendências negativas dos dados recolhidos pela IA. Isto servirá para garantir que a IA não memoriza estereótipos de forma errada.

2. A IA deve prestar contas, tal como fazem os utilizadores
Os utilizadores constroem uma relação de confiança com a IA após diversas e significativas interacções. Depois de adquirir confiança, vem a responsabilidade e a IA tem de ser responsabilizada pelas acções e decisões que fornece, tal como acontece com os seres humanos. Se não aceitamos este tipo de comportamentos de outros profissionais ‘especializados’, porque deveríamos abrir uma excepção para a tecnologia?

3. Recompensar a IA pelos seus progressos
Qualquer sistema de IA que baseie a aprendizagem de acordo com maus exemplos, poderá ser socialmente inadequada. Actualmente, os sistemas de IA que ampliem o seu campo de análise e recolha de dados são a solução para progredirem na sua aprendizagem. Um dos desafios é o desenvolvimento de um mecanismo de recompensa. As medidas de aprendizagem e reforço devem construir-se não apenas no que a IA ou os robôts fazem para obter um resultado, mas sim como estas se alinham com os valores humanos para obter esse mesmo resultado.

4. A IA deve garantir a igualdade de condições
As tecnologias sociais, como os assistentes de voz ou os robots, oferecem soluções de acesso rápido, especialmente indicadas para pessoas incapacitadas, seja por problemas de visão, dislexia ou mobilidade reduzida. A comunidade tecnólogica empresarial precisa de acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para garantir a igualdade de condições e aumentar o número de talentos disponíveis

5. A IA irá substituir postos de trabalho, mas também criará novos empregos
Aparecerão novas oportunidades criadas pela robotização de tarefas e é fundamental que os seres humanos estejam preparados para esta nova realidade. Há que ter em conta que a IA e a empresa trabalham em conjunto, para que a equipa se concentre no que é realmente importante: construir relações e cuidar dos clientes.

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