Especial: Comunicação Interna

As novas tecnologias vieram possibilitar alargar as possibilidades de comunicação dentro das organizações mas a ferramenta comunicacional mais poderosa será sempre a comunicação pessoal.

 

Por Pedro Rocha e Silva, partner da Neves de Almeida | HR Consulting

 

A forma e a velocidade com que hoje em dia as pessoas consomem informação é muito diferente do que era há não muitos anos atrás, alterando radicalmente todo o paradigma comunicacional na sociedade e nas organizações.

Essa mudança, sendo de base tecnológica, acaba por ser fundamentalmente comportamental, vindo colocar às organizações novos desafios na forma de comunicar e lidar com os colaboradores.

Há muito que a comunicação deixou de ser um processo para gerir a divulgação de informação relevante. Os objectivos a que as organizações se propõem atingir através da Comunicação Interna passam actualmente por aspectos como melhorar a reputação inside-out, promover a comunicação bottom-up e top-down, promover o conhecimento interno de resultados, promover aproximação entre líderes e restantes colaboradores, aumentar o sentimento de pertença à empresa e às equipas ou fortalecer o sentimento de pertença à organização.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Setembro da Human Resources Portugal e conheça as boas práticas das empresas:

AKI: A valorização dos colaboradores começa por uma comunicação eficaz
O AKI venceu o galardão para “Estratégia Integrada” nos prémios de ‘Excelência em Comunicação Interna’.

CTT: Valorizar o sentimento de pertença
Apoiar e desenvolver estrategicamente acções de comunicação que pretendam informar, esclarecer e apoiar os colaboradores sobre os objectivos e eixos estratégicos da empresa é a missão da Comunicação Interna nos CTT.

Deloitte: O elo de ligação entre todos
Com 245 mil profissionais que se distribuem por mais de 150 países, a Deloitte continua a fazer uma forte aposta na Comunicação Interna.

EDP:Fomento da cultura de grupo
No Grupo EDP, o reforço do papel da Comunicação Interna assegura a partilha de conhecimento entre os colaboradores mais experientes da empresa e os recém-chegados.

Galp: Mobilizar para o paradigma da mudança permanente
O sector energético enfrenta desafios transformacionais de tal dimensão a nível global que, em última análise, o futuro do nosso planeta depende da forma como forem ultrapassados.

Groundforce: Comunicar na Era do ‘less is more’, mas à velocidade da luz
O mundo altamente tecnológico em que vivemos e a quantidade de informação produzida por cada um de nós – dada a multiplicidade de canais ao nosso dispor, a custo zero e à distância de 1 clique -, faz com que tudo chegue a todos em poucos segundos.

Jaba Recordati: Importância estratégica
Para a Jaba Recordati a Comunicação Interna é estratégica ao permitir um fluxo de informação transversal e em dois sentidos, com o objectivo final de alinhar a estrutura com o negócio.

Veja também estas notícias.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*