Cinco dicas para o bem-estar no escritório

Os longos períodos sentados, as más posturas, uma alimentação incorrecta e o stress são factores que contribuem para problemas de saúde. A Garmin dá cinco dicas para melhorar o seu bem-estar no trabalho.

 

O bem-estar no trabalho é cada vez mais uma preocupação no contexto empresarial, pois, o surgimento de problemas de saúde, falta de bem-estar físico e mental, não só leva a perda de qualidade de vida dos colaboradores, como conduz ao aumento do absentismo e a uma menor produtividade. Nextes contexto, a Garmin partulha algumas boas práticas para reduzir o impacto do ambiente de trabalho na saúde.

Ande
São muitos os que vão de carro para o trabalho, estacionam à porta ou na garagem e passam o resto do dia sentadas à secretária. Estacione um pouco mais longe, escolha subir escadas em vez de elevadores e, se for de transportes públicos, saia na paragem anterior. Se levar almoço, saia do edifício e caminhe um pouco, depois de comer.

Alongue
Aprendemos desde pequenos que “espreguiçar é feio”, mas na verdade os alongamentos são óptimos para prevenir lesões, melhorar a postura, relaxar e diminuir os níveis de stress, a tensão e a rigidez muscular, aumentar a flexibilidade e diminuir o risco de contraturas. Faça pausas pequenas mais frequentes. Estique-se para descontrair as costas e os membros.

Descanse os olhos
O impacto da luz azul e da cintilação nos olhos, o cansaço e a tensão ocular são problemas comuns para quem passa muitas horas seguidas a olhar para um ecrã. Dê descanso aos seus olhos, e afaste-os do ecrã do computador/ monitor no mínimo a cada hora. Feche ou desvie os olhos do computador e pestaneje, para evitar que sequem.

Sente-se bem
Nem mesmo as melhores cadeiras conseguem poupar as costas, os ombros e o pescoço após horas de utilização: ajuste a altura do assento, a posição do encosto e a estrutura lombar, procure colocar os pés sobre uma superfície mais alta que o chão de forma a manter as coxas paralelas ao chão e mude de posição com alguma frequência para não sobrecarregar sempre a mesma região. O ecrã deve estar à altura dos olhos para evitar tensão e contraturas .

Coma e beba bem
Um estilo de vida sedentário promove o aumento de peso. As calorias ingeridas ao almoço serão queimadas muito lentamente no corpo de alguém que não sai da cadeira entre as 14h e as 18h. Dê preferência a alimentos leves, mas saciantes, a snacks saudáveis e a fruta fresca.
A hidratação é igualmente importante. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto. A desidratação causa cansaço, irritação e atrapalha o cérebro. Ao beber água com frequência vai conseguir manter a concentração durante todo o dia e melhorar seu bem-estar no trabalho.

 

Veja também estas notícias.

 

 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*