6 passos para tornar uma empresa atractiva para as novas gerações

Estima-se que, em 2020, metade dos colaboradores das organizações será composta pela Geração Y. A capacidade de atrair e reter as próximas gerações de talentos é algo crucial para o sucesso e desenvolvimento de qualquer companhia.

 

Por Sandra Santos, Human Resources leader na Nielsen Portugal

 

Assistimos nos últimos anos à entrada no mercado de trabalho de uma geração de indivíduos confiantes e ambiciosos, com expectativas elevadas face ao seu local de trabalho, receptivos a mudanças frequentes na carreira e com uma forte orientação para si mesmos. Comparativamente às anteriores, esta geração tem uma perspectiva radicalmente diferente da sua vida profissional, pelo que as empresas têm cada vez mais a necessidade de adaptar o seu estilo de gestão e branding às necessidades dos novos colaboradores. Esta geração é usualmente referida como Geração Y ou millennials.

Estima-se que, em 2020, metade dos colaboradores das organizações será composta pela Geração Y. A mudança de perfil dos trabalhadores exige alterações na dinâmica das empresas, de modo a atrair eficazmente este novo público. Na verdade, é a forma como as empresas gerem os talentos desta geração e os prepara para papéis de liderança que vai determinar o sucesso dos seus negócios.

Assim, alguns aspectos que considero fundamentais para tornar a cultura de uma empresa atractiva para esta geração passam por:

1. Apostar no feedback contínuo e reconhecimento

Esta é uma geração que está habituada a ser ouvida, a que as suas opiniões sejam tidas em conta e a ser reconhecida e valorizada. Olham para os seus superiores como modelos e esperam que os seus comportamentos lhes transmitam confiança. Desta forma, estão ultrapassados os sistemas de avaliação anual de performance, sendo necessário algo mais reiterado e consistente. Programas de intercâmbio de talentos, de mentoring e de formação em geral são aspectos que devem ser capitalizados e dinamizados.

2. Work-life balance

Este grupo procura a sua realização muito além da carreira, pelo que valorizam a preocupação da empresa pelo seu bem-estar pessoal e para que lhes sejam proporcionadas as condições necessárias para manter o equilíbrio entre a vida profissional e laboral. Muitas empresas estão a apostar em políticas de remote working, oferecendo maior flexibilidade e comodidade aos seus colaboradores e promovendo assim maior produtividade, satisfação e motivação.

3. Criar uma cultura de trabalho positiva e inclusiva

De acordo com o princípio de que o conceito de sucesso vai muito além da componente profissional, esta geração valoriza a preocupação da empresa por factores que não estejam directamente ligados ao negócio, mas sim centrados no bem-estar dos colaboradores e da comunidade em geral. O foco em temas como a diversidade e inclusão e a responsabilidade social e ambiental é também um aspecto essencial para fomentar a motivação e o sentido de compromisso.

4. Alinhamento entre a imagem externa e interna

É importante que os valores promovidos pela empresa sejam os mesmos que o colaborador vê reflectidos na sua experiência. A congruência e a transparência de valores e princípios são muito valorizados.

5. Progressão de carreira

Os millennials estão habituados a contextos em rápida e permanente mudança, pelo que as empresas e os seus líderes devem estar preparados para apresentar desafios, para abrir portas e para disponibilizar alternativas de progressão de carreira e de crescimento profissional. A possibilidade de rotação interna e de trilhar um percurso com várias ramificações com contacto com áreas distintas pode ser bastante aliciante.


6. Transformação digital

É sem dúvida o futuro e as novas gerações têm vindo a ser preparadas para operar desta forma,       valorizando a eficiência, simplificação e rapidez de processos. As novas tecnologias são o ponto de partida desde o processo de recrutamento (com recurso a plataformas como o LinkedIn, o Facebook e o Twitter) até à forma de trabalhar e fazer negócio.

 

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