Desenvolver soluções inovadoras com crowdsourcing interno

O crowdsourcing interno, que aproveita ideias de colaboradores, não é tão conhecido como outras formas de crowdsourcing. No entanto, bem gerido, pode descobrir novas fontes de inovação.

Por Arvind Malhotra, Ann Majchrzak, Lâle Kesebi e Sean Looram

 

À medida que as organizações procuram soluções mais adequadas para os seus problemas do dia-a-dia, muitas encorajam os colaboradores a utilizarem as suas experiências de forma a desenvolverem novas ideias e terem um papel mais activo no processo de inovação. Quer o assunto envolva melhorar práticas de contratação, decidir que novos produtos e serviços oferecer ou criar melhores previsões, empresas como a AT&T Inc., a Google Inc. e a Deutsche Telekom AG viraram-se para o crowdsourcing interno.

Embora o crowdsourcing externo, que envolve solicitar ideias a consumidores, fornecedores e todos os que queiram participar, tenha sido altamente estudado, o crowdsourcing interno, que procura canalizar as ideias e a experiência dos próprios colaboradores da empresa, é menos conhecido. Permite aos colaboradores interagir dinamicamente com colaboradores noutras localizações, propor novas ideias e sugerir diferentes direcções. Como muitas grandes empresas têm conjuntos de conhecimentos e experiência espalhados por diferentes locais, descobrimos que aproveitar a diversidade cognitiva dentro da organização pode dar acesso a fontes de inovação diferentes e ricas. O crowdsourcing interno é particularmente eficaz para as empresas que desejam envolver os colaboradores mais jovens e as pessoas que trabalham na linha da frente.

Fizemos um estudo de quatro anos sobre a maneira como várias empresas usaram o talento interno, incluindo colaboradores da linha da frente, para encontrarem novas soluções aos desafios empresariais. Observámos o crowdsourcing na prática, entrevistámos executivos que apoiaram os desafios de inovação do crowdsourcing interno e inquirimos participamos. Fizemos também parte da concepção, implementação e execução de eventos de crowdsourcing interno em diversas empresas. Neste artigo, examinaremos os benefícios do crowdsourcing interno, os obstáculos no caminho das iniciativas de sucesso e formas de criar esforços de crowdsourcing para ultrapassar esses obstáculos.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Novembro da Human Resources, nas bancas.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*