7 pecados de imagem nas festas de empresa

O final do ano está a aproximar-se e com ele começam as habituais comemorações alusivas à quadra natalícia nas empresas. Apesar de serem momentos mais descontraídos, não podemos desleixar a nossa imagem, sob pena de comprometer o nosso profissionalismo e credibilidade profissional.

Por Alexandra Lopes, consultora de Imagem Pessoal e Empresarial

 

As festas de empresa são, sem dúvida, uma excelente oportunidade para fomentar o espírito de equipa entre os colaboradores, sem as pressões do dia a dia profissional.

Mas devemos manter a atenção à imagem. Para não prejudicarmos a nossa imagem pessoal e profissional, devemos evitar:

1. Não respeitar o dress code

Se não houver qualquer informação sobre o dress code aquando da comunicação do evento, tente informar-se junto do organizador para evitar situações desconfortáveis. Eventos formais requerem fato escuro ou smoking para os homens e vestidos para as senhoras. O vestido preto é sempre uma escolha bastante elegante e intemporal. Em eventos informais, e se escolher calças de ganga, prefira sempre lavagens escuras, combinando com uma peça mais elegante (uma camisa escura, no caso dos homens e uma blusa elegante combinada com um blazer, no caso das senhoras).

2. Mostrar o corpo em demasia

As senhoras devem ter sempre em atenção o comprimento das saias e o tamanho do decote, de forma a não expor demasiado o corpo. Evite peças de roupa transparentes ou em renda, na qual a roupa interior fique visível. Os homens não deverão desabotoar mais do que um botão da camisa (o do colarinho) para não colocar o peito em evidência.

3. Escolher cores e padrões exagerados

Evite cores muito vivas, apostando em tons mais suaves e discretos: o preto é uma excelente opção para eventos à noite. Atenção aos padrões: quanto menos chamativos e quanto menor for a dimensão dos desenhos do padrão, mais elegante será o nosso look. Poderá usar uma peça de roupa com brilhos ou lantejoulas, desde que seja apenas em detalhes da peça. Lembre-se: menos é mais!

4. Descurar o cabelo, a barba e a maquilhagem

A imagem que projectamos é composta não só pelo vestuário, mas também pelos cuidados que temos com o cabelo, barba (homens) e maquilhagem (senhoras). O cabelo deverá estar limpo e com o corte e cor em dia. O mesmo se aplica à barba, que deverá apresentar-se cuidada e devidamente feita ou aparada. Em relação às senhoras, a maquilhagem poderá ser um pouco mais ousada que a maquilhagem do dia a dia, mas evite os excessos: se destacar os olhos, deixe os lábios mais neutros (ou vice-versa).

5. Esquecer as mãos e unhas

As mãos são o nosso cartão de visita, pelo que deverão estar sempre bem hidratadas, com as unhas limpas e cuidadas. Devemos evitar roer as unhas e, no caso das senhoras, optar por unhas com um comprimento razoável, em que o vermelho clássico é sempre uma excelente escolha para todas as ocasiões.

6. Álcool em excesso

Apesar proporcionarem momentos mais descontraídos, as festas de empresa são uma extensão do ambiente de trabalho. Não nos devemos exceder no consumo de álcool, sob pena da nossa imagem ser posta em causa. Um pequeno deslize poderá ser recordado por dias, semanas, meses… ou até mesmo anos e sabotar a nossa reputação na empresa.

7. Falar demais

O ambiente de festa apela ao convívio, mas é fundamental termos em atenção o que falamos e com quem falamos. Conversar um pouco de tudo com todos, sem cair na tentação de alimentar boatos, mexericos e assuntos mais pessoais, preservando assim a nossa imagem e credibilidade.

 

Veja também estes artigos

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*