Soft Skills: Persuadir e Negociar

O terceiro passo do percurso Skills Jovem é Persuadir e Negociar, duas competências complementares essenciais ao sucesso de qualquer profissional que necessita de atingir resultados trabalhando em cooperação com colegas, colaboradores, chefias, fornecedores e clientes.

 

Persuadir e Negociar são duas competências que, ainda que devam ser exercitadas ao longo de toda a vida, nomeadamente durante o percurso académico, elas ganham particular relevância assim que os jovens iniciam a sua vida profissional.

A este propósito, são conhecidas as discrepâncias que muitas vezes se verificam entre o nível de excelência dos resultados académicos e o dos resultados profissionais conseguidos pelos jovens recém-licenciados. Em particular, sabemos que, com alguma frequência, são precisamente aqueles jovens profissionais com elevados níveis intelectuais e de aprendizagem de hard skills que encontram sérias dificuldades em provocar a adesão e empenho dos outros para as suas ideias e projectos, assim como para negociar acordos realistas no seio das equipas em que estão integrados. E isto reflecte-se negativamente no seu desempenho profissional, não só por via de resultados aquém das expectativas próprias e dos outros, como também nos seus níveis motivacionais e de autoconfiança, e na sua imagem enquanto profissionais, colegas e, eventualmente, líderes.

 

Como pode o Skills Jovem ajudar?

O curso Persuadir e Negociar visa ajudar estes jovens, e os outros em geral, a suprirem as possíveis lacunas ao nível destas soft skills, de modo a que possam realizar todo o seu potencial intelectual, rentabilizando ao máximo as suas valiosas hard skills para benefício das suas carreiras profissionais e das empresas ou instituições que os acolhem.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Novembro da Human Resources Portugal.

Veja também estas notícias.

 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*