Especial: Bem-estar nas empresas

Nos últimos anos, as empresas têm vindo a perceber que o investimento no bem-estar dos colaboradores traz um aumento da sua produtividade quase imediato.

Por Bruno Nunes, Wellness Corporate Manager do Holmes Place

 

“Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás de trabalhar nem um dia na tua vida”. Numa altura em que o bem-estar e a auto-realização ainda não estavam na lista de prioridades da maioria da população, já Confúcio chegara à conclusão de que a única maneira de ser feliz é fazendo com que a vida profissional seja um complemento à vida pessoal e familiar. Para além de ser um meio de sustento, a actividade profissional deveria, idealmente, ser uma forma de realização pessoal e um local onde se desenvolvem relações sociais e hábitos de vida que trazem mais-valias a cada um dos trabalhadores.

É com esta filosofia em pano de fundo que se desenvolve o conceito de “corporate wellness” ou “bem-estar no trabalho”, que tem vindo a ganhar visibilidade ao longo dos últimos anos pelos resultados positivos que traz a todas as empresas onde é desenvolvido. Numa época em que as pessoas tentam equilibrar vida pessoal e profissional e, ao mesmo tempo, desenvolver a sua profissão em meios cada vez mais competitivos e acelerados, torna-se urgente tornar o meio laboral um local de bem-estar, pela simples razão de que esse maior bem-estar dos trabalhadores tem repercussões evidentes na produtividade e desenvolvimento individual e da organização.

Um programa de “corporate wellness” consiste num conjunto de actividades formuladas para que os funcionários de determinada empresa adoptem comportamentos que melhorem a sua saúde, produtividade e satisfação pessoal.

Leia o artigo na íntegra, na edição de Novembro da Human Resources Portugal e conheça os casos das empresas:

 

EDP: Enquadrar o bem-estar a cada história de vida

Com iniciativas a pensar em todas as gerações, géneros e momentos importantes na vida dos colaboradores, a EDP, com o Programa Conciliar, junta o bem-estar físico permanente com meses temáticos e oportunidades de conciliação com a vida familiar.

NOS: Um programa de coração

A NOS desenvolve um programa de saúde e bem-estar com uma visão holística (física, emocional/mental e social), considerando cada um dos seus colaboradores no seu contexto global e entorno, adequando-o aos riscos e às necessidades de todos os  colaboradores da empresa.

Unilever Jerónimo Martins: A sustentabilidade no coração da organização

O Plano de Sustentabilidade da Unilever inclui o bem-estar dos colaboradores, concretizado através do Programa Wellbeing. Disponibiliza ferramentas não só para que se sintam bem no trabalho mas também para promover a sua saúde.

Verallia: Em equipa, dentro e fora do escritório

Desde meses temáticos com actividades até ao ginásio equipado dentro da empresa, a Verallia Portugal quer continuar na vanguarda da saúde e bem-estar no trabalho.

Veja também estes cadernos especiais.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*