Competência: Liderança

Liderança é o quarto passo do percurso Skills Jovem. Sem dúvida uma das competências interpessoais mais valorizadas, a liderança pode ser definida simplesmente como a nossa capacidade de, no dia-a-dia, impactar as pessoas com quem nos relacionamos.  É uma combinação entre características inatas e competências desenvolvidas ou adquiridas ao longo do tempo.

 

Num contexto profissional cada vez mais exigente, é fácil compreender que o resultado de uma organização depende directamente da capacidade dos seus colaboradores para impactar de forma positiva as suas relações com os outros, motivando-os para a acção, com colegas, clientes, parceiros ou fornecedores.  É por esta razão que as organizações de referência olham para esta competência de forma transversal, sendo trabalhada a todos os níveis organizacionais, e ao longo de todo o ciclo de vida de cada colaborador.

No caso dos millennials, estes tendem a ser extremamente ambiciosos e confiantes nas suas capacidades para assumir cargos de liderança. No entanto, para ganharem experiência e conhecimento, as organizações devem ser capazes de lhes proporcionar as oportunidades necessárias para reforçar as suas competências.

Assim, a capacidade de liderança dos recém-licenciados deve ser avaliada desde o recrutamento:  Como define objectivos, avalia alternativas e escolhe as melhores opções? Como aborda as pessoas/ problemas/ desafios?  Sabe para onde quer ir e como quer ir? Demonstra capacidade para gerir as próprias emoções?  É empático e reconhece as emoções nos outros? Adapta as suas atitudes e comportamentos em função da situação?

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Dezembro da Human Resources Portugal.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*