Atelier Digital da Google já formou mais de 35 mil portugueses

Desde o lançamento do Atelier Digital da Google em Dezembro de 2016, 35 115 portugueses foram já treinados em competências digitais nas formações online e sessões presenciais, que decorreram em 2017 nas cidades de Lisboa, Setúbal, Leiria, Aveiro, Porto e Peniche.

O projecto Atelier Digital, conta com o apoio da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e da SIC Esperança. Visa formar os portugueses, com ou sem formação, empregados ou desempregados, em competências dgitais de forma gratuita, para aproveitarem as oportunidades da digitalização da economia e contribuir para o empreendedorismo em Portugal.

De acordo com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, «o Governo, quando lançou o Programa Indústria 4.0, reconheceu a importância de mobilização da sociedade portuguesa para os desafios da digitalização. Em particular, o reforço da formação em matéria de competências digitais é um dos pilares deste Programa, com vista a acelerar a introdução de tecnologia na economia e de responder ao desafio da competitividade das empresas.»

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, afirma que «o número expressivo de cidadãos que participaram e concluíram a iniciativa do Atelier Digital reforça o esforço prosseguido pelo XXI Governo, no sentido da mobilização nacional para a aprendizagem de competências digitais e para posicionar Portugal no grupo de topo dos países europeus nesta área, em particular através da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDE.2030».

Um exemplo do sucesso deste atelier é o caso de Raquel Gonçalves, designer gráfica e de comunicação, decidiu realizar o curso  presencial em Peniche. Através de todo o conhecimento adquirido decidiu criar o seu próprio negócio e inaugurou o Axon Studio, uma empresa que actua no sector de design gráfico e comunicação, web design, programação e marketing digital que, actualmente, possui 4 clientes permanentes e está numa excelente fase de crescimento.

Formação online continua disponível, com mais três novos módulos 

No mês de Dezembro, foram acrescentados 3 novos módulos de aprendizagem (Planear a sua estratégia empresarial online; Começar a utilizar o marketing de conteúdo e Transformar dados em informações) bem como dois módulos adicionais (Aumentar a produtividade no trabalho; Introdução à Aprendizagem Automática) à formação online, passando agora a totalizar 26 módulos que cobrem diferentes áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa, e-mail, redes sociais, redes display, vídeo, e-commerce, web analytics, dispositivos móveis, internacionalização, entre outros.

A formação baseia-se em tutoriais em vídeo seguidos de actividades. No final, os formandos terão disponível um teste que lhes permitirá obter uma certificação reconhecida pela IAB Europe.

Já a formação presencial irá continuar a ter como tema central o Marketing Digital e inclui formação em optimização para motores de pesquisa (SEO), marketing para motores de pesquisa (SEM), marketing nas redes sociais e mobile, análise de Web e Internacionalização conciliando teoria e prática. No final, e após testes com aproveitamento, cada formando recebe um certificado.

De acordo com a Comissão Europeia, vão surgir, nos próximos anos, mais de 820.000 vagas em competências digitais. Porém, os mesmos estudos revelam que 90% das empresas europeias não possuem estas competências, apesar de as considerarem uma vantagem. Em Portugal, os indicadores apontam que mais de metade da população portuguesa denota falta de competências digitais.

À semelhança do ano anterior, em 2018, a formação presencial em competências digitais vai continuar decorrer em paralelo com a formação online. Através do site do Atelier Digital qualquer interessado pode registar-se e continuar a fazer formação online à sua medida, a obter certificação ou inscrever-se na formação presencial, sendo que ambas são gratuitas.

A primeira formação presencial de 2018 terá lugar de 28 de Fevereiro a 2 de Março no Instituto Politécnico de Setúbal. Os interessados podem procurar mais informações no site oficial.

Veja também estas notícias

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*