A aposta na experiência do colaborador

Assumindo a Employee Experiencie como um tema relevante, o Santander lançou, como ponto de partida, uma aplicação e um site exclusivo para os colaboradores. Também neste âmbito, têm apostado no seu desenvolvimento e no bem-estar.

Por Alexandra Brandão, directora de Recursos Humanos do Santander

 

Estamos num processo de transformação cultural e digital que implica o desenvolvimento de acções contínuas, de cultura e inovação, com vista a proporcionar aos colaboradores a melhor experiência, nas várias interações que tem com os Recursos Humanos e ao longo da sua jornada no Banco.

Como ponto de partida para promoção de uma verdadeira Employee Experience, foi lançada uma aplicação (app) e o site Somos Santander, ambos exclusivos para colaboradores. Assim, e à distância de um clique, onde quer que estejam, têm acesso a informação relevante, como a consulta dos benefícios que oferecemos, todos os temas relacionados com desenvolvimento de carreira, saúde e bem-estar, apoio ao negócio e ainda notícias que lhes permite estar a para das novidades.

O facto de a app ter login, possibilita segmentar os benefícios de acordo com os vários critérios que dispomos, permitindo, para além da consulta da oferta, pedir também o benefício directamente na aplicação, oferecendo-lhe assim uma melhor experiência.

De destacar a oferta de benefícios existente promove a equidade e, por isso, temos benefícios exclusivos para quem aufere um vencimento menor ou igual a 2300 euros como comparticipação no passe social e no pagamento de propinas aos filhos de colaboradores que estão na universidade.

Aproveitando as interacções sobre os benefícios, estamos progressivamente a desenhar e implementar Employees Journeys dos principais processos, identificando os canais preferenciais de contacto, os conteúdos mais valorizados, os momentos positivos e negativos, entre outras informações relevantes. Estas employees journeys permitem oferecer uma excelência de serviço ao colaborador, fazendo com que se sinta no centro e com a atenção que merece.

 

Formação e bem-estar

Também no âmbito da nossa aposta na Experiência do Colaborador implementámos uma Escola de Cultura e Digital, espaço que tem por objectivo apoiar o processo de transformação cultural e digital do Banco, garantindo a participação de todos os colaboradores numa abordagem participativa e colaborativa na procura de novas ideias e soluções. É um conceito que vai além da formação tradicional, um modelo de transmissão de conhecimento: simples pelas várias metodologias que utiliza, entre as quais as masterclass e conferências; próximo por estar disponível através de vários canais, físicos e digitais, permitindo que o conhecimento se multiplique (todas as masterclass são divulgadas através de um vídeo resumo na app e no site Somos Santander); e justo, porque o conhecimento da cultura e do mundo digital é para todos. A escola é uma das ferramentas que utilizamos para criar um ambiente de crescimento e desenvolvimento.

Faz também parte da estratégia de Experiência de Colaborador o programa Be Healthy. Acreditamos que a promoção do bem-estar dos colaboradores torna as pessoas mais produtivas e colaborativas e este programa responde a este propósito, centrando-se em quatro pilares: “Faça exercício”, “Conheça os seus números”, “Mantenha o equilíbrio” e “Vigie a alimentação”. Trabalhamos em cada um destes pilares assumindo o compromisso de disponibilizar parcerias e acções que promovam a melhoria da qualidade de vida para o maior número de colaboradores.

A título de exemplo, e no pilar “Faça exercício”, através dos protocolos que estabelecemos com cadeias de ginásio a nível nacional, já chegámos a distritos onde estão mais de 70% dos colaboradores, permitindo que usufruam de condições mais favoráveis para a prática de desporto. E continuamos a trabalhar para conseguir uma maior cobertura geográfica.

A participação em corridas e maratonas patrocinadas pelo Banco, uma semana dedicada a este tema – a Semana Be Healthy –, com a realização de conferências, promoção de corridas em Lisboa, no Porto, e a realização de corridas organizadas por equipas locais em modo de teambuilding, a distribuição de cabazes de fruta  e os rastreios de saúde e bem-estar realizados em muitos balcões, constituem outros exemplos do que temos vindo a fazer no âmbito deste programa, a que se junta a decoração dos centros de trabalho com mensagens que promovem a adopção de um estilo de vida mais cuidado.

Como forma de mostrar as vantagens das novas tecnologias aos colaboradores, e aproveitando o programa Be Healthy, desenvolvemos um chatbot, no Messenger do Facebook, que, para além de prestar informações úteis e de benefícios, promove actividades físicas em teambuilding utilizando a geolocalização.

Os espaços de trabalho nos edifícios centrais também foram desenhados de forma a cuidar das necessidades individuais dos colaboradores e das equipas, de modo a que permitisse, por um lado, colaborações espontâneas, partilha de conhecimento, conversas formais e informais, e, por outro, disponibilizar espaços de reflexão, brainstorming e para projectos pontuais que exigem eleva concentração e foco. Todos podem dispor de múltiplos espaços de trabalho para utilizar durante o dia, que são adaptáveis às funções, equipas e projectos em curso. É toda uma experiência de uma nova forma de trabalhar.

Queremos que os nossos colaboradores se sintam únicos, por isso desenvolvemos várias medidas que permitem a flexibilização do horário de trabalho e momentos da vida em que é importante estar em família. Destacamos a oferta do dia de aniversário do colaborador, da tarde de aniversário dos filhos até aos 12 anos e ainda o incentivo de horário contínuo às sextas-feiras para que saiam às 15h30 e “entrem” mais cedo no fim-de-semana.

Estas são algumas das apostas que temos feito com vista a, diariamente, melhorar a experiência dos nossos colaboradores.

Este artigo foi publicada na edição de Janeiro da Human Resources.

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