A importância da imagem num líder

O líder é tido como exemplo pela sua equipa, pelo que deverá transmitir uma imagem coerente, assertiva e em consonância com a identidade da empresa.

Por Alexandra Lopes, consultora de Imagem Pessoal e Empresarial

 

Em funções de liderança, a imagem que se transmite ganha ainda mais relevância, pois deverá inspirar diariamente a sua equipa e comunicar eficientemente os valores corporativos, contribuindo para uma óptima reputação da empresa.

O líder é tido como exemplo pela sua equipa, pelo que deverá transmitir uma imagem coerente, assertiva e em consonância com a identidade da empresa. Ao escolher um visual mais casual, a sua equipa automaticamente irá ter uma postura descontraída, o que pode não ser o melhor cenário se a empresa é mais formal.

Por isso, é fundamental que a imagem dos colaboradores de uma empresa se regule pelas mesmas regras e orientações, isto é, por um dress code definido pela empresa e claramente transmitido pelos líderes de equipa. Desta forma, os colaboradores sentir-se-ão integrados e irão “vestir a camisola” de forma correcta e ajustada à missão e valores da empresa.

É muito importante que todos os colaboradores “vistam a camisola”, em prol do sucesso da empresa, cumprimento de objectivos comuns e obtenção de resultados positivos em quantitativos e qualitativos.

Infelizmente, ainda há algumas empresas que não têm o respectivo dress code definido por escrito num manual para os colaboradores, pelo que os líderes de equipa são ainda mais importantes como elementos transmissores das regras de imagem pessoal em contexto organizacional.

Nem todos os colaboradores são informados sobre qual a imagem correcta a assumir no local de trabalho, o que pode ser um risco muito elevado para funções de front office, uma vez que os clientes podem obter uma perceção errada da empresa. Para minimizar essa possibilidade, a empresa deverá criar e disponibilizar um manual com todas as directrizes (manual de dress code) sobre a imagem que os colaboradores devem seguir.

Aos líderes caberá a importante missão de serem os pioneiros na implementação do manual de dress code, transmitindo uma imagem em sintonia com a regras definidas e orientando as suas equipas a identificarem-se com a imagem da organização à qual pertencem.

Veja também estes artigos.

 

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...