A importância do bem-estar nas empresas

A Cofidis, a EDP, a Iron, o Montepio, a NOS e a Sonae MC partilham as boas práticas de bem-estar que promovem nas suas empresas.
 

«Com o aceleramento da sociedade de informação, as empresas e também os seus trabalhadores tiveram de se adaptar às novas circunstâncias. O trabalho já não fica fechado no escritório, vem para casa, no portátil ou no telemóvel, prolongando o horário de trabalho pela noite dentro e para as férias, para os fins-de-semana em família.

A Psicologia da Saúde Ocupacional começou a olhar para o contexto de trabalho, numa primeira fase como forma de reduzir os efeitos negativos destas mudanças – problemas cardiovasculares, acidentes de trabalho, stress, burnout. No entanto, nas últimas décadas, foi surgindo um novo movimento em direcção a uma psicologia positiva, que revela como o bem-estar no trabalho contribui significativamente para a produtividade.

O que é o bem-estar? Este conceito, que no fundo pretende medir o nível de felicidade geral do indivíduo, refere-se à percepção e autoavaliação que as pessoas fazem de si próprias e das suas vidas. Sendo que o trabalho chega a ocupar 70% do nosso dia, é natural que o conceito de saúde mental e de bem-estar assumam um papel cada vez mais importante no contexto laboral.»

Leio o artigo de Bruno Nunes, wellness Corporate manager do Holmes Place e conheça os casos práticos das empresas:


COFIDIS: ‘De pessoas para pessoas’: a experiência colaborador no centro da Gestão de Pessoas
Da mesma forma que na sua actividade coloca o cliente no centro da sua atenção, também na sua estratégia de Recursos Humanos, a Cofidis privilegia a ‘experiência colaborador’: que pretende que seja positiva e diferenciadora, refletindo a assinatura da marca “de Pessoas para Pessoas”.

EDP: Promover a felicidade no trabalho
A EDP aposta no desenvolvimento de programas de promoção de saúde, do bem-estar e da conciliação entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores.

IRON: Promover a saúde e o bem-estar nas empresas
A Iron é uma plataforma de saúde corporativa que permite medir indicadores como o aumento da produtividade ou o absentismo tendo por base a saúde e bem-estar dos colaboradores.

MONTEPIO: Investimento no wellness financeiro
A preocupação com a saúde e bem-estar físico, emocional e financeiro dos colaboradores é hoje um dos principais desafios para as organizações modernas.

NOS: Pequenos grandes gestos
Porque a saúde e o bem-estar das pessoas é importante para o seu desempenho enquanto profissionais, a NOS tem uma visão holística dos seus colaboradores nas vertentes física, emocional e social. “bem-nos-quer” é o nome do seu programa de wellbeing.

SONAE MC: Ser feliz no trabalho, para ser ainda mais feliz fora dele
Em 2016, a Sonae MC lançou o Movimento Improving Our Life, que se traduz num conjunto de iniciativas que pretendem garantir a valorização e o bem-estar dos seus 32 mil colaboradores.

Conheça as boas práticas destas empresas e leia os seus case studies na íntegra, na edição de Novembro da Human Resources.

Veja também estes cadernos especiais.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*