Accenture aposta no Talent Brand

Com mais de 3000 colaboradores em Portugal, o talent brand é fundamental para atrair e reter os melhores talentos.

 

Na Accenture, Recursos Humanos e Marketing, trabalham em conjunto para definir e implementar uma estra- tégia de Employer Branding eficaz e com impacto na organização. Para explicar como se processa este trabalho conjunto, bem como os programas e iniciativas disponibilizados pela empresa, a Human Resources Portugal falou com Ana Bernardes, directora de Recursos Humanos, e Rui Sales Rodrigues, director de Marketing e Comunicação da Accenture Portugal.

 

Em que medida o Employer Branding é importante para a Accenture?
Rui Sales Rodrigues (RSR): Na Accenture, o Employer Branding também é conhecido como ‘Talent Brand’, precisamente por esta ser uma expressão com um espectro maior. Queremos ter uma marca cada vez mais forte em Portugal, que impacte e acompanhe todo o ciclo de vida de um talento. A nossa proposta de valor come- ça no momento do recrutamento e selecção e estende-se até ao momento em que o profissional decide deixar a organização, passando a integrar a nossa rede de Alumni. Para isso, definimos uma forte estratégia de marketing para envolver, atrair e reter os talentos, numa abordagem de comunicação integrada em alinhamento com as prioridades de negócio.

Ana Bernardes (AB): Somos uma empresa de e para as pessoas. Sabemos que o nosso sucesso no mercado está alavancado na excelência dos nossos profissionais. Por isso, queremos que a experiência destes talentos seja positiva e enriquecedora ao longo da sua jornada profissional. O Talent Brand é, por isso, uma aposta forte da Accenture, não só em termos globais, mas também locais. Do ponto de vista dos Recursos Humanos, mais do que o vasto leque de benefícios disponíveis para os nossos colaboradores, queremos oferecer experiências diferenciadoras.

 

Na Accenture, o Talent Brand é trabalhado também pelo departamento de Marketing?
AB: Quando se pensa em Recursos Humanos e Marketing, associa-se a dois departamentos distintos. Um focado em acompanhar todas as dimensões e etapas de desenvolvimento dos nossos profissionais e outro dedicado a procurar continuamente fortalecer a notoriedade e reputação da marca. Porém, nós decidimos ousar e fazer diferente. Acreditamos que estes departamentos corporativos, tal como outros, ganham muito mais se trabalharem em estreita colaboração. Um bom exemplo disso é o marketing de recrutamento que acaba por ser um blend das duas áreas.

O mercado de talento está actualmente bastante competitivo, pelo que encontrar novas formas de atrair os melhores é uma condição obrigatória para o sucesso. Já não basta um simples anúncio no nosso portal de carreiras ou no LinkedIn. Os candidatos querem cada vez mais representar organizações que estejam alinhadas com os seus objectivos e valores pessoais, e o marketing pode ajudar-nos a proporcionar essa experiência, promovendo os valores diferenciadores da marca.

 

Um dos programas de embaixadores da Accenture que se integra neste contexto de Talent Brand é o Accenture Student Ambassador. Em que consiste?
RSR: O programa Accenture Student Ambassador é dirigido aos estudantes das principais academias nacionais. Tem como objectivo reforçar a atractividade da marca Accenture junto dos candidatos-alvo, assim como identifi- car o futuro. Contamos actualmente com a energia de 23 jovens universitários das principais universidades do País para, por um lado, aproximar-nos dos estudantes finalistas e, por outro, colocá-los lado a lado com os nossos profissionais de talent aquisition nos principais eventos em universidades e feiras de emprego.

Os nossos Accenture Student Ambassador são a interface entre a Accen- ture e as suas Academias, e têm ao seu dispor uma série de vantagens exclusivas, como formação, participação em eventos e acesso aos especialistas, bem como estar a par das últimas novidades, tendências e projectos mais inovadores do mercado português e global. Esta iniciativa reforça o nosso posicionamento enquanto empregador
de excelência e player de referência na mente da próxima geração de talentos!

 

Os estudantes recebem com entusiasmo as iniciativas da Accenture?
AB: A receptividade tem sido enorme, quer da parte dos estudantes, quer dos próprios colaboradores da Accenture que com eles interagem. Os Accenture Student Ambassador têm a oportunidade única de conhecer por dentro uma organização com quase 500 000 cola
radoresboradores. Participam, por exemplo, na maior parte dos eventos e iniciativas que organizamos, desde a experiên- cia incrível do Web Summit e outras conferências ou eventos alusivos ao Dia da Mulher, até às festas de verão e natal. A participação nestes eventos e iniciativas permite-lhes entrar na nossa cultura organizacional.

Leia a entrevista na íntregra na edição de Março da Human Resources.

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