Alunos do ISEP vencem concurso “Geração Simaris Design”

A Siemens lançou o desafio e 48 jovens de 12 universidades de todo o país responderam, mas houve uma dupla que se destacou. Jorge França e Fábio Cunha, dois estudantes do Instituto Superior de Engenharia do Porto, foram os vencedores da terceira edição da “Geração SIMARIS Design”, uma iniciativa da Siemens que desafia futuros engenheiros a desenvolver o projecto eléctrico de um edifício.

 

Além de terem ganho uma viagem ao centro tecnológico da Siemens na Alemanha, onde terão a oportunidade de conhecer a equipa que desenvolveu as aplicações SIMARIS, os dois alunos ficaram automaticamente seleccionados para realizarem estágios profissionais na empresa.

Esta iniciativa, lançada em Portugal, já foi replicada pela Siemens em Espanha e na Dinamarca, e existem mais países interessados em promover desafios semelhantes, como a Bélgica, Turquia e Alemanha. «O talento que pulsa nas universidades portuguesas não pára de nos surpreender e é por isso que temos já vários ex-participantes deste concurso a trabalhar na Siemens ou em gabinetes de projetistas com os quais colaboramos», sublinha Fernando Silva, diretor da divisão Energy Management da Siemens Portugal, citado em comunicado.

Os estabelecimentos de ensino superior que participaram pela primeira vez irão receber uma licença de utilização do SIMARIS Design na versão profissional. Esta aplicação dimensiona as instalações eléctricas em todo o tipo de edifícios e infraestruturas, exportando textos descritivos, mapas de equipamentos e esquemas elétricos.

Em três edições, já participaram 156 alunos de 14 universidades de todo o país. Os concursos anteriores foram ganhos por alunos do Instituto Politécnico de Leiria e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

 

Veja também estas notícias.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Automonitor
Primeiras impressões ao volante do novo Skoda Scala