António Mexia eleito ‘Melhor CEO’

O presidente executivo da EDP – Energias de Portugal recebeu das mãos do CEO do Multipublicações Media Group, Ricardo Florêncio, o prémio de “Melhor CEO”. O galardão foi anunciado na 8.ª edição dos Prémios Human Resources, que reuniu uma plateia de 400 pessoas no espaço O Clube, em Monsanto.

 

Na ocasião, António Mexia fez questão de salientar que esta distinção tem um significado especial. «Entre os diferentes prémios e distinções, esta é a que me dá um imenso prazer. Diria que é das que destaco mais e daquelas que guardo verdadeiramente com carinho e com alguma emoção, porque tem a ver com pessoas. E a vida só nos pode correr bem desde que tenhamos as pessoas certas à nossa volta, se lhe dermos a liberdade e a responsabilidade de fazerem aquilo que têm de fazer.»

«No fundo, vejo neste prémio o reconhecimento de uma equipa. Temos de ter essa noção e essa humildade para perceber que as pessoas são distinguidas sempre no colectivo. Mas também vejo aquilo que é o gozo que me dá sempre de ver as pessoas que trabalham e trabalharam comigo ao longo de várias décadas evoluírem e ter a sensação de que eles vão aprendendo, tendo mais gozo naquilo que fazem e adquirindo competências e prazer nessa sua viagem. Muito mais do que o destino, o que nos interessa sempre é a viagem»

António Mexia terminou o seu discurso num tom motivador. «Este prémio é a recompensa e o reconhecimento daquilo que é o prazer que eu tiro, mas que quero verdadeiramente que as quase doze mil pessoas que trabalham comigo tenham. E quero que isso trespasse para tudo aquilo que são os nossos parceiros e stakholders, para que se perceba que somos uma instituição aberta, que gosta de dizer aquilo que pensa, que não tem problemas nenhuns em lutar contra a demagogia e qualquer pequena invenção, porque as pessoas juntas fazem coisas espectaculares.»

No total, foram 27 as distinções atribuídas, 24 a empresas e três prémios individuais, nos quais se inclui António Mexia.

A cerimónia, que se realizou no passado dia 9 de Maio, foi transmitida em directo no site da Human Resources, no Facebook e Linkedin. Pode (re)ver tudo aqui.

Quem é António Mexia?

Formado em Economia, pela Universidade de Genebra, na Suiça, António Mexia chegou à liderança da petrolífera em Março de 2006, com 48 anos, após uma passagem pelo Governo de Pedro Santana Lopes. Na altura, o nome de Mexia foi proposto por accionistas privados da eléctrica.

Ocupou também o cargo de vice-presidente do ICEP – Comércio e Turismo e foi administrador do Banco Espírito Santo Investimento até 2000. Na operadora de telecomunicações Oni, do grupo EDP – Electricidade de Portugal, assumiu a função de administrador.

Mais tarde, foi nomeado para o cargo de presidente executivo da Gás de Portugal, Transgás e Petróleos de Portugal (Petrogal) e esteve na Galp Energia, entre 2000 e 2001, ano a partir do qual passou a ser presidente executivo da Galp Energia e do CA da Petrogal, Gás de Portugal, Transgás e Transgás-Atlântico, cargo que ocupou até Julho de 2004.

Nesse mesmo ano, chegou ao Governo como ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Artigos de pele portugueses inspiram campanha
Automonitor
Renault apostada na eletrificação em 2020