Aprender a não levar trabalho para casa

“As pessoas têm dificuldade em dizer não, em negociar prazos e falham no planeamento”, defende Andrea Piscitelli, especialista em administração do tempo, em declarações à revista brasileira Exame.

No entanto, com a estratégia certa é possível organizar o dia de trabalho de modo a chegar a casa sem trazer mais trabalho para fazer.

As estratégias a adoptar segundo Andrea Piscitelli:

Planear a rotina de trabalho: os trabalhos mais aborrecidos acabam por ficar para o fim e, muitas vezes, para quando se regressa a casa. É importante saber organizar a agenda de modo a evitar prazos difíceis de cumprir

Aprender a dizer não: os profissionais acreditam sempre que conseguem fazer as tarefas mas por vezes os prazos são muito apertados e a acumulação de trabalho não chega para as horas que o dia tem. Aprenda a negociar prazos mais alargados

Investir o tempo noutros actividades: um desporto, um curso ou aprender um instrumento são exemplo de compromissos que se podem assumir para além do trabalho e que obrigam a organizar o dia de modo a estar presente na aula

Fazer pausas ao longo do dia: se o nível de stress é alto, há que parar para retomar a concentração nas actividades

Desligar: não abre a caixa de e-mail em casa, porque, se abrir, vai ler e não vai resistir a tentar resolver o problema

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*