As três grandes tendências para a Gestão de Pessoas em 2019

Face ao mercado actual, há três linhas orientadoras principais que deverão marcar a área de Recursos Humanos no ano que agora se inicia.

Por Joana Santos, HR Manager da Hays Portugal

 

Automatização de processos. A tecnologia está cada vez mais presente na área de Recursos Humanos, cujo objectivo é optimizar processos, através da utilização de ferramentas que permitam aos profissionais de Recursos Humanos diminuir o tempo que dedicam a processos, tornando-os mais autónomos e tecnológicos, para assim dedicarem mais tempo a apoiar a estratégia da empresa, por forma a terem um real impacto na vida da organização. Hoje já ouvimos falar de ferramentas como por exemplo o people analytics, que junta o uso de big data com o business intelligence.

Assim, em 2019, já não será possível fugir deste tema, sob pena de, as empresas que o fizerem, ficarem para trás. A palavra-chave é informatizar e utilizar a melhor tecnologia, permitindo assim aceder a um sem número de informações, dar apoio à tomada de decisão e posicionar os Recursos Humanos de forma mais estratégica dentro das organizações.

 

Felicidade no trabalho. O paradigma do mundo do trabalho mudou e conceitos como “felicidade” associada ao trabalho aparecem no topo das prioridades dos colaboradores.

Hoje, a forma como as pessoas se relacionam com uma organização é completamente diferente de há alguns anos atrás. As pessoas querem, mais do que nunca identificar-se com os valores e missão da empresa. Procuram ter uma experiência agradável, onde o foco em áreas como o reconhecimento/ valorização, o seu desenvolvimento pessoal e ter um trabalho com significado, com relações positivas e líderes inspiradores são outras experiências tidas como importantes para a realização profissional.

Os colaboradores querem envolver-se mais na vida das organizações e sentir-se bem no seu dia-a-dia. Podemos afirmar que a forma como as pessoas experienciam o trabalho são cruciais para a competitividade e produtividade das empresas. A longo prazo, uma boa experiência fará com que os colaboradores sintam que estão a contribuir para a empresa e terá impacto na sua motivação e retenção.

Em 2019, vamos continuar a assistir a uma forte aposta das empresas na felicidade e no bem-estar.

 

Liderança. Podemos afirmar que os líderes são a grande força transformadora nas organizações e por isso, entre as tendências de Recursos Humanos para 2019, temos as temáticas ligadas à gestão da liderança. Este tema é considerado um dos mais fulcrais no crescimento e desenvolvimento das organizações.

Actualmente existe uma clara consciência por parte das empresas de que um bom líder faz toda a diferença. Por isso, existe um foco muito grande no desenvolvimento de líderes e, por conseguinte, que estes se foquem em incentivar e gerir no sentido de criar equipas de alta performance.

Os líderes actuais têm não só de ser muito competentes tecnicamente, mas também de possuir uma série de características que os tornem um coach das suas equipas.

A inteligência emocional e a capacidade de criarem empatia são características procuradas nos líderes de hoje e que se irão manter.

Em 2019, as empresas vão continuar a apostar em líderes que têm, não só capacidade de ensinar, mas também de aprender diariamente no ambiente corporativo, com as suas equipas.

As empresas vão continuar a procurar formar e desenvolver líderes que transmitam os valores e a cultura da organização, motivando a autonomia das suas equipas e levando estas a atingir resultados de excelência.

Veja também estes artigos.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...