ATEC: Formação transversal

A acelerada evolução tecnológica e a agressividade da concorrência têm colocado vários desafios às empresas ao nível do recrutamento de pessoas qualificadas.

 

As dificuldades sentem-se, nomeadamente, nas funções mais técnicas, pelo que, quando se fala de escassez de mão-de-obra qualificada, as empresas identificam este como sendo um dos grandes obstáculos ao seu crescimento, como alerta em entrevista João Carlos Costa, director-geral da ATEC.

Qual a proposta de valor da ATEC?

Vamos encontrar outros desafios dentro das próprias empresas que resultam de diferenças geracionais, de valores, de cultura organizacional e da desadequação das competências dos actuais colaboradores aos novos skills digitais. Para dar resposta a estes desafios, a ATEC desenvolveu um programa de formação customizado que actua na formação de equipas técnicas. A proposta de valor principal é a entrega chave na mão de um conjunto de serviços especializados, que vão desde a definição do perfil de uma nova função, o desenho de um programa de formação totalmente ajustado à realidade e necessidade da empresa, o recrutamento e selecção de candidatos, a formação técnica especializada, aculturamento, e à formação de tutores internos para acompanhar os futuros colaboradores em formação. Mais do que formar pessoas, este modelo propõe-se “reinventar” pessoas, conceito este que dá nome ao programa ReInventing People.

Qual o perfil das empresas que vos procuram para ministrar este tipo de formações?

Este modelo já foi desenvolvido com sucesso em empresas de variados sectores de actividade, desde a indústria do papel, alimentar, automóvel, madeira, até à área da metalomecânica, funcionando sempre com diferentes parâmetros consoante as necessidades e objectivos da empresa cliente.

De que forma estas formações têm evoluído? 

A actualização de conhecimentos é imperativa no contexto actual de constante mudança e evolução tecnológica. As entidades formadoras têm de procurar antecipar as necessidades das empresas, actualizar conteúdos e criar novos que acompanhem a evolução e consigam responder de forma eficaz às necessidades dos profissionais dos mais variados sectores de actividade.

A que necessidades pretendem as empresas dar resposta?

Na grande maioria dos casos, as empresas procuram conseguir apoio no recrutamento e formação inicial de técnicos qualificados, principalmente ao nível de funções de manutenção. As empresas necessitam de integrar, de forma rápida e sustentada, novos técnicos qualificados, alinhados com as especificidades do sector, e é aqui que a ATEC entra. A requalificação de colaboradores internos com novas competências técnicas e/ou comportamentais para acompanharem a evolução tecnológica, é outra das solicitações.

Numa área concorrencial e que muda a grande velocidade, como assegura a ATEC a sua posição no mercado?

Enquanto entidade formadora, a ATEC tem a obrigação de estar actualizada e conhecer pormenorizadamente as necessidades das empresas. Adicionalmente, procuramos adequar e actualizar metodologias e soluções de formação que mitiguem as dificuldades que as empresas enfrentam com dispersão geográfica dos seus activos e ambientes multigeracionais. A customização da formação, a diferenciação e a flexibilidade são essenciais na nossa estratégia face a clientes cada vez mais exigentes que anseiam maior eficácia e rápido retorno do investimento. Temos ainda a grande vantagem de ser referência na formação técnica e de conseguirmos aliar esta formação técnica à formação comportamental, esta última cada vez mais imprescindível.

Estão as empresas a investir em formação? Em que áreas?

Cada vez mais as empresas encaram a formação como um investimento e não
como um custo. A formação inicial de colaboradores com competências técnicas ajustadas à função, aculturamento de novos colaboradores, liderança, inteligência emocional, resolução de problemas, trabalhar com equipas multigeracionais, são as áreas que registam maior procura.

E para dar resposta a estas necessidades pedem programas customizados?

As empresas necessitam cada vez mais de programas adequados à sua estratégia. A par de formação específica ao nível de competências técnicas e competências digitais, são mais solicitados programas de formação ajustados que actuem nas diferenças geracionais nas equipas de trabalho, na identificação com valores e cultura organizacional e na liderança nos vários níveis hierárquicos.

Como avaliam o sucesso das formações?

A implementação de qualquer programa à medida é acompanhada por especialistas da ATEC em conjunto com a empresa, por forma a fazer os necessários ajustes e, assim, potenciar a sua eficácia. Uma das melhores formas de avaliar o sucesso é através da fidelização dos clientes com os quais já desenvolvemos projectos e com a procura crescente por parte de novas empresas.

Que novas formas de aprendizagem privilegiam, e de que forma são inovadoras?

As metodologias e ferramentas usadas nos programas de formação têm de ser ajustadas ao público-alvo, sendo que há públicos que nos permitem recorrer a metodologias mais inovadores, como seja o recurso a escape rooms, por exemplo. Das formações que consideramos mais disruptivas, podemos destacar os programas à medida que trabalham o paradigma geracional e a liderança, como o Passaporte de Liderança.

 

Este artigo foi publicado na edição de Junho da Human Resources, no Caderno Especial sobre Formação.

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