Católica Porto Business School premiada internacionalmente

Em foco, a investigação sobre servitização.

Rui Soucasaux Sousa, docente da escola de negócios e director do SLab (Service Management Lab) – centro que desenvolve projectos e investigação centrados em problemas reais, desenvolvendo a sua actuação em diversas áreas da Gestão de Serviços – foi recentemente distinguido com o prémio para melhor artigo na Spring Servitization Conference 2018, que decorreu na Dinamarca.

O trabalho de investigação “How do external and internal factors promote or hinder servitization over time?”, realizado com Miguel Franco (CEO da Schmitt Sohn Elevadores) e Bernardo Almada-Lobo (investigador da FEUP), estuda a forma como as empresas industriais desenvolvem, ao longo do tempo, modelos de negócio com base na oferta integrada de produtos e serviços, reformulando as suas competências e adoptando novas práticas de gestão.

O artigo revela que a criação de uma organização independente para tratar da oferta de serviços – com força de vendas e estrutura de gestão próprias – parece impactar positivamente o grau de servitização ao longo do tempo. O estudo apresenta, ainda, novas perspectivas sobre o fornecimento de serviços básicos e avançados e refere que os primeiros surgem como uma plataforma para o fornecimento dos segundos, progressivamente.

Refira-se que a Spring Servitization Conference é uma das principais conferências mundiais dedicadas à servitização e reúne, todos os anos, académicos, empresas e investigadores.

Veja também estas notícias.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*