Cinco benefícios do mindfulness nas empresas

De forma simples, o Mindfulness consiste num treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções. Esta maior autoconsciência traz vantagens ao dia-a-dia dos colaboradores e, consequentemente, das empresas. A Workwell identifica cinco.

 

A empresa especialista em bem-estar e qualidade de vida no trabalho defende que o Mindfulness ajuda os colaboradores a identificar e reconhecer padrões de comportamento destrutivos e emoções tóxicas, e, logo, a reprogramar a mente, evitando-os. Mas os benefícios não ficam por aqui. A Workwell destaca cinco vantagens em concreto:

 

1 – Melhora a atenção e a capacidade de foco
Atenção é uma habilidade fundamental, no entanto, existem diversos estudos que sugerem que as pessoas pensam em algo diferente daquilo que estão a fazer durante quase a metade do seu tempo. O mindfulness training pode ajudar a estabilizar a atenção e  impedir que a mente divague.

Esta capacidade pode ser muito útil para ajudar a lidar com as distracções internas e externas existentes nos locais de trabalho. Conseguir focar a atenção por um período de tempo mais longo melhora a “fluid intelligence”, promove a habilidade de “to think outside the box” e aumenta a sensação de bem-estar.

 

2 – Promove a auto-regulação do comportamento
O Mindfulness estimula os colaboradores a estarem conscientes das suas respostas automáticas quando vivem situações de stress e a recuperar a sua capacidade de ponderação e escolha. Uma maior autorregulação comportamental promove melhorias no desempenho profissional, mas também, promove uma melhoria da regulação do próprio comportamento no que respeita à prática de hábitos saudáveis.

 

3 – Aumenta a inteligência emocional
Aumentar a autoconsciência e a capacidade de gerir situações angustiantes pode levar também a um aumento da inteligência emocional. Segundo o estudo  «Alterations in Brain and Immune Function Produced», da Mindfulness Meditation, a meditação pode mesmo aumentar a actividade do lado esquerdo anterior do nosso cérebro que está associado à redução da ansiedade.

 

4 – Aumenta a produtividade
Ao serem testados os efeitos do Mindfulness na produtividade dos gerentes de nível médio, concluiu-se que esta prática proporcionou estilos de trabalho mais eficazes, melhores avaliações de desempenho por parte dos empregadores, maior satisfação no trabalho, intervenções mais fortes e sustentáveis na atenuação do stress no trabalho e menor sofrimento psicológico.

 

 

Veja também estas notícias.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...