Cinco lições de gestão dos atletas de competição

A disciplina, o rigor e a concentração em objectivos são algumas das características dos atletas de alta competição. Com isto em mente, a Adecco elaborou uma lista com cinco lições sobre gestão baseadas na disciplina destas atletas. 

 

São elas:

1.Siga uma disciplina diária
Os atletas de competição sabem a importância de manter os seus alicerces sólidos. O seu sucesso vem do aperfeiçoamento dos seus elementos básicos, através de trabalho árduo e de consistência. Para a maior parte destes atletas, a vida é organizada. É dessa forma que atingem os seus objectivos, desenvolvem o corpo, e mantêm o foco.

Adoptar uma disciplina diária no trabalho vai ajudar a manter-se organizado, responsável pela sua equipa e focado em metas realizáveis. A sua equipa prospera na modelação de disciplinas diárias— responder atempadamente a e-mails, chegar sempre pontualmente, e escrever um diário do seu trabalho. Algumas disciplinas diárias parecem mundanas, mas ao longo do tempo elas formam a base da excelência, separando o elevado desempenho do resto do grupo.

 

2. Planeie vencer
O sucesso não acontece por omissão. “Se falhares a planear, planeias para falhar”. Os atletas de competição, ganham competições a nível mundial porque estabelecem uma série de objetivos individuais e trabalham sempre até os alcançar. Os objetivos ajudam os atletas a manterem-se focados e motivados. Saber como estabelecer objectivos e alcançá-los é uma das muitas caraterísticas que tornam os atletas de competição excepcionais. É fundamental estabelecer objectivos e manter o foco para alcançá-los. Deveria fazer parte da natureza de qualquer gestor, como faz dos atletas.

 

3. Seja mentalmente resistente
No desporto, a resistência mental é tão importante como a força física. Os atletas de sucesso são aqueles que treinam as mentes para resistir depois de um insucesso. No negócio, superar o medo de fracasso é essencial para a dureza mental. Os atletas ensinam-nos que é preciso mais do que ser competitivo para ganhar. Para ganhar ou alcançar um objectivo, deve desafiar-se a superar as expectativas e levantar-se após a adversidade.

 

4. Há momentos para treinar e momentos para liderar
Em equipas desportivas, os bons treinadores investem tempo no desenvolvimento das competências básicas dos seus atletas de forma a aumentar a competência da equipa. Líderes, por comparação, inspiram as pessoas que os rodeiam a fazer o uso máximo das suas competências actuais para realizar a tarefa em mãos.Como gestor, use ambas as camisolas: de treinador e de líder.

 

5. Esteja presente
Manter o seu foco no meio de inúmeras distrações pode ser difícil. Os atletas desenvolvem uma capacidade de se abstrair das claques, de multidões ruidosas e de outras distrações. Apesar de desafiante, também é importante estar presente com a sua equipa, quer por telefone quer pessoalmente. Pratique a escuta activa. Tire notas durante as reuniões, para si e para demonstrar à sua equipa que de facto está atento.

 

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