Como diminuir o stress no local do trabalho?

O stress relacionado com o trabalho é o segundo problema de saúde mais referido na Europa, segundo o inquérito EU-OSHA. Por isso, a APSEI – Associação Portuguesa de Segurança, desmistificou algumas das causas e possíveis soluções.

 

De forma geral, stress traduz a incapacidade de um indivíduo lidar com determinada situação em que se encontra, havendo um desequilíbrio no julgamento entre as exigências que enfrenta e as capacidades que considera necessárias para as cumprir. Na Europa, quatro em cada 10 trabalhadores sente que o stress não é um tema devidamente abordado nos seus locais de trabalho e as causas nem sempre são tão lineares quanto se pensa.

 

O que pode causar o stress?

Em ambiente de trabalho, são exemplos comuns de factores de stress as exigências muito altas ou baixas em relação às competências, falta de clareza na definição das funções e responsabilidades, falta de participação na tomada de decisões que afectam o trabalhador e falta de controlo sobre a forma como executa o trabalho.

Podem ainda estar incluídas causas como o apoio inadequado por parte de superiores ou de colegas, discriminação, relações hierárquicas, má gestão de mudanças organizacionais, insegurança laboral, estagnação da carreira, remuneração baixa e, também, comunicação ineficaz na organização. Mesmo que a causa do stress não esteja directamente relacionada com o trabalho, é comum que seja extrapolado para o mesmo – afinal, o trabalho é o local onde todos passam a maior parte do seu tempo.

Embora o stress em si não seja uma doença, pode causar perturbações no organismo ou criar um esgotamento físico de caráter depressivo relacionado com o trabalho, conhecido como Síndrome de Burnout.

Não é bom para o colaborador nem para a organização, pois pode aumentar e prolongar o absentismo, especialmente por motivo de doença, reduzir o desempenho, aumentar a rotatividade negativa dos trabalhadores e o número de acidentes de trabalho.

 

Como pode ser combatido?

A informação e motivação da entidade patronal e dos trabalhadores para a promoção de um ambiente de trabalho seguro são fundamentais para desencadear uma gestão que promova a mitigação dos riscos psicossociais e, desta forma, o stress no trabalho. Existem várias acções que promovem o combate ao stress no local de trabalho, nomeadamente:

– Intervir no local de trabalho com a finalidade de diminuir ou eliminar os factores de stress;

– Alterar o ambiente físico, optimizar as condições de trabalho e implementar pausas de trabalho de forma a promover o descanso e o convívio entre trabalhadores;

– Promover a sensibilização no local de trabalho, com vista a trabalhar por um entendimento comum do stress;

– Promover a resiliência pessoal e, consequentemente, da equipa e da empresa;

– Promover a saúde e bem-estar dos trabalhadores (influência de factores como a alimentação saudável e actividade física);

– Desenvolvimento de capacidades como gestão de tempo ou resolução de conflitos;

– Intervir e apoiar ao identificar-se uma situação relacionada com problemas de saúde e bem-estar derivados do stress, envolvendo a medicina do trabalho sempre que necessário.

 

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