Como gerir a mudança eficazmente?

Num contexto em que a mudança acontece de forma cada vez mais rápida, saber geri-la é quase condição de sobrevivência para as empresas. A Consulting House, a Edenred, a Global International Relocation, a I Have the Power e a My Change, deixam algumas pistas sobre como fazê-lo de forma eficaz.

 

«O modo como as pessoas colaboram e se relacionam entre si é hoje totalmente diferente do que era naqueles tempos e prevê-se que no futuro isso se acentue ainda mais. Essa mudança é inevitável.

Perante a mesma, temos dois caminhos alternativos. Podemos manter-nos na nossa zona de conforto, o que significa perder boa parte das experiências e aprendizagens que as mudanças comportam. Iremos “perder o comboio” até ao dia em que os “gatilhos” da mudança aparecem nas encruzilhadas da vida, onde os seus alicerces se abalam e tudo o que é confortável sai do lugar. Como por exemplo em casos de doenças, divórcios, acidentes, perda do trabalho ou de uma pessoa muito querida.

O principal gatilho da mudança será sempre o desconforto, só mudamos quando nos sentimos verdadeiramente desconfortáveis com algo. Não devemos esperar pelas encruzilhadas da vida. O caminho alternativo é sermos protagonistas, promovermos nós próprios a mudança, desafiando a vida. »

Quem o defende é Pedro Rocha e Silva, managing partner da Neves de Almeida | HR Consulting. Leia o artigo na íntegra na edição de Outubro da Human Resources, e conheça cinco casos práticos:

Consulting House: Surfar a onda do sucesso
Uma boa gestão da mudança deve começar antes de ser necessário mudar. É feita preventivamente. E o momento ideal é quando a empresa tem um desempenho de topo.

Leia o artigo na íntegra aqui.

Edenred: Os compassos da mudança nas organizações
A tecnologia é apenas um dos compassos responsáveis pela execução da mudança nas organizações. As diferenças geracionais e culturais dos colaboradores são outros compassos possíveis.

Leia o artigo na íntegra aqui

Global Internacional Relocation: O impacto da mudança
Um processo de relocation pode ter um impacto positivo, se gerido correctamente, mas o inverso também pode acontecer. Gerir a mudança de forma correcta é o objectivo da Global International Relocation.

Leia o artigo na íntegra aqui.  

I Have the Power: A liderança como catalisador
Para o sucesso das organizações, e num mundo cada vez mais acelerado, é importante criar uma cultura de mudança e inovação.

Leia o artigo na íntegra aqui

My Change: Gerir mudanças com sucesso
No momento de efectivar uma mudança relevante dentro de uma empresa, a My Change surge como um parceiro certificado capaz de delinear e levar a cabo uma estratégia de Change Management.

Leia o artigo na íntegra aqui

O Caderno Especial sobre Gestão da Mudança foi publicado na edição de Outubro da Human Resources.

Veja também estes especiais.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*