Como potenciar o crescimento do seu negócio?

A Sage, pela mão de Jennifer Warawa, EVP para Parceiros, Contabilistas e Alianças, recomenda cinco passos para planear o processo de aceleração do crescimento do negócio.

 

Contrate as pessoas certas

Diz-se frequentemente que uma empresa é tão boa quanto os colaboradores.  No entanto, contratar as pessoas certas para a empresa implica um planeamento cuidadoso. É fundamental estabelecer os tipos específicos de capacidades e conhecimento que necessita para o negócio e a função e equipa para onde está a recrutar.

Pondere se pretende reforçar a equipa com pessoas com recursos gerais que podem ser moldadas para diferentes áreas do negócio, ou procurar recursos com experiência e conhecimentos específicos que preencham lacunas existentes ou ajudem a impulsionar o negócio em novas áreas de produto ou mercados.

Uma equipa de trabalho deve ser tão diversificada quanto os clientes da empresa. Contar com pessoas de diferentes origens (género, etnia, nacionalidade, experiência) irá ajudar o seu negócio a ganhar maior conhecimento e perspectiva para oferecer produtos e serviços a sociedades cada vez mais diversificas. Por exemplo, um estudo recente de McKinsey, “Why diversity Matters”, sugere que empresas com géneros diferentes atingem normalmente um retorno financeiro 15% superior, ao mesmo tempo que empresas com diferentes géneros e etnias obtêm de retorno 35%.

 

Foco no cliente

O sucesso a curto e a longo prazo depende da definição de novas e fiéis bases de clientes. As empresas centradas nos clientes são 60% mais rentáveis. No início dos percursos a estratégia das empresas está orientada para o cliente, e o único foco é ganhar clientes e manter os mesmos satisfeitos. No entanto, à medida que as empresas crescem, pode ser fácil perder o foco nos seus clientes e permitir que outros processos interfiram.

Analise a sua base de clientes actual para identificar forças e fraquezas na forma como a sua empresa actua quando retém clientes. Preste bastante atenção às tendências de mercado. Realize estudos, entreviste clientes novos, actuais e antigos, e sobretudo oiça – e responda a – todas as preocupações e feedback do cliente.

O Net Promoter Score (NPS), por exemplo, é uma excelente forma de analisar a experiência do cliente e prever o crescimento do negócio. Ao adoptar o NPS, as empresas podem fazer as questões certas para descobrirem os clientes promotores e detractores, produzindo uma medida do desempenho da organização através dos olhos dos clientes.

Graças às redes sociais e aos fóruns online, existem mais formas de comunicar com os seus clientes, criar conversações bi-direccionais e desenvolver uma comunidade activa. Isto poderá significar um investimento em novas opções no website ou uma reestruturação do suporte prestado ao cliente – mas os investimentos irão ajudar a desenvolver confiança e fidelidade por parte dos seus clientes.

 

Adapte-se às mudanças tecnológicas

Adoptar serviços baseados na Cloud, por exemplo, é uma forma de reduzir a infraestrutura de Tecnologias de Informação da empresa. Não só reduz os custos e melhora a eficiência, como liberta a sua equipa de TI para explorar outras formas de utilizar a tecnologia emergente que pode melhorar o negócio ao invés de ser apenas uma ferramenta de resposta aos problemas.

A mesma tecnologia pode também proporcionar aos colaboradores a flexibilidade de trabalharem em movimento ou remotamente. Isto dá-lhes a oportunidade de terem a flexibilidade de gerir as suas actividades diárias ou procurarem novas oportunidades de negócio.

Sistemas avançados com machine learning e inteligência artificial podem automatizar tarefas morosas de gestão ou processamento de dados. Este tipo de tecnologia pode libertar as equipas para tarefas mais inovadoras e estratégicas que reforcem directamente o crescimento do negócio e o resultado final.

 

Mantenha-se na vanguarda

As empresas devem ter uma visão global e criar estratégias para se manterem a par das tendências do mercado e dos clientes, e à frente da concorrência. Isto requer uma perspectiva mais completa e a longo prazo do funcionamento da empresa e do negócio – a visão da empresa, as estratégias de vendas, o posicionamento de mercado, o mercado de trabalho, a infraestrutura tecnológica e processos, etc.

Por exemplo, a sua cadeia de distribuição poderia ser mais eficiente? Existem mercados em que pode apostar e onde os seus concorrentes ainda não estão? Tem um portefólio de produto demasiado complexo? Está a investir o suficiente em marketing?

Estas análises podem ajudá-lo a encontrar formas de tornar o negócio mais eficiente e eficaz, bem como encontrar novas oportunidades de lucro. Mas, podem também ajudar a identificar formas de reduzir os riscos operacionais da empresa.

 

Centre-se no seu negócio, não na concorrência

Em vez de se centrar na concorrência, invista tempo e recursos a tentar compreender melhor o negócio. Desenvolva e cuide da sua equipa para aumentar o envolvimento dos colaboradores – e isto não significa apenas pizzas e mesas de ping-pong. Um relatório sobre o compromisso dos colaboradores indica que estes preferem sentir-se valorizados e reconhecidos do que receber determinados benefícios. O mesmo relatório sugere que um crescimento de 50% no compromisso dos colaboradores equivale a um crescimento de 3% de receitas no ano seguinte.

Impulsionar o crescimento do negócio não se faz com a oferta de gadgets e benefícios imediatos. É uma atitude que deve estar presente em todos os departamentos e colaboradores. Desde as pessoas à tecnologia, das operações aos processos, ao assumirem esta abordagem as empresas podem garantir o crescimento a longo prazo que todos desejam.

 

 

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