Comunique como os melhores

Seminário sobre comunicação e influênciaA maior parte dos problemas do dia-a-dia são problemas de comunicação – e só se resolverão se passar a comunicar melhor. Assim o defende um artigo da revista Inc., sugerindo-lhe sete formas de “limar” as suas capacidades comunicacionais.

O que fazem os grandes comunicadores?

Criam empatia. Começar por “impingir” a nossa mensagem sem procurar entender quem é o nosso interlocutor é condenar a transmissão da mensagem à partida, segundo a revista. «Os melhores comunicadores sabem que as pessoas não começam a ouvir até que haja uma ligação intelectual e emocional», defende.

Cativam. «Os melhores comunicadores sabem como iniciar uma conversa, conduzindo-a e encorajando os outros a participar nela», explica o artigo.

São desarmantes. «Os melhores comunicadores são capazes de fazer cair as defesas daqueles com quem comunicam. Não são manipuladores; preferem comunicar de forma humilde e autêntica».

Têm foco. «Se quiser “perder” um público, uma forma fácil de consegui-lo é falar sem um objectivo. Os melhores comunicadores são organizados na forma como comunicam».

Clarificam. Isto é, não perca tempo com detalhes desnecessários e foque-se na clareza, mantendo o seu discurso simples e directo, explica a Inc..

Reforçam os pontos principais. Se as pessoas, em média, só retêm 10% da sua mensagem, terá de salientar com frequência os pontos mais importantes – os que pretende que sejam interiorizados pelo seu interlocutor, segundo o artigo.

Praticam. Ninguém nasce um grande comunicador, e é preciso praticar sempre para superar eventuais falhas na forma como comunica, conclui o artigo.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*