Dez dicas para uma boa gestão da presença online

Estima-se que 60% dos empregadores pesquisam no Google sobre os candidatos a vagas de emprego e mais de um quarto de profissionais Recursos Humanos têm rejeitado candidatos tendo como argumento o que aparece sobre eles na Internet. Assim, convém ter atenção o que se publica nas redes sociais. O alerta é da Adecco.

 

As redes sociais são frequentemente utilizadas para partilhar actividades, fotografias e vídeos com a família e os amigos. Mas, ao mesmo tempo, estamos a disponibilizar informação que habitualmente não revelaríamos ao nosso empregador, por exemplo. Com isto em mente, a Adecco elaborou uma lista de dez dicas para garantir que a sua presença online não o irá impedir de conseguir o emprego que deseja.

 

1. Proteja a sua privacidade
Não é necessário abandonar as redes sociais para apresentar uma aparência digital atractiva aos empregadores. Apenas é preciso rever as definições de privacidade em cada uma dessas redes. Uma vez decidido o que é que se quer manter privado em cada rede, ajuste as definições em conformidade. Tire tempo para perceber o que cada rede oferece, as diferenças no acesso e que definição é apropriada para si. Muitos sites oferecem uma opção ‘ver o meu perfil público’ que lhe permite ver o que os outros podem ver.

2. Mantenha-se actualizado sobre as definições de privacidade
Existem ferramentas disponíveis que ajudam a que estejamos actualizados sobre as mudanças nas definições de privacidade. Essas ferramentas vão indicar se algum site mudou a sua política de privacidade de modo a que possa corrigir as definições de privacidade apenas com um click. É essencial escolher uma password forte para todas as suas redes sociais e ficar atento a quaisquer mudanças das políticas de privacidade.


3. Pesquise a si próprio
Pesquise o seu nome próprio e apelido e verifique-se a si próprio nos principais motores de busca. Deve também pesquisar em ‘imagens’ de modo a poder remover qualquer imagem que possa ser prejudicial para as suas perspectivas profissionais. A Internet tem uma memória longa, por isso, não deixe que uma fotografia ou um comentário erróneo desacredite a sua reputação. Pode gerir as suas citações online ao aderir ao Google Alerts para o seu nome. Este serviço gratuito é fácil de usar e pode ser a diferença entre uma boa e uma má reputação online.

 

4. Mantenha as fotografias do seu perfil apropriadas
A sua imagem de perfil – e qualquer actualização, tweets, ou comentários relacionados consigo – devem sempre ser adequados para todos verem. Pode não ter escolhido o Facebook como uma ferramenta de rede profissional, mas o Google não pode filtrar os resultados consoante quem está a pesquisar sobre si.


5. Mostre-se (e mantenha-se) optimista
Todos temos dias maus no trabalho, mas reclamar sobre o quanto não gosta do seu trabalho, do seu director e das pessoas com quem trabalha não é muito profissional nem dá uma boa imagem de si, independentemente da situação. Lembre-se que a maior parte da informação que coloca nas redes sociais é pública. Fique optimista e partilhe informação que os seus amigos, os seus familiares e os seus contactos gostariam de ver.

 

6. Aproveite as redes
Existem muitos recursos online que podem ajudar a fazer novos contactos e a expandir o conhecimento. Adira a redes como o LinkedIn utilizando um formulário de inscrição simples, depois pesquise por grupos no diretório. Quando tiver encontrado alguns grupos, contribua para uma discussão que seja relevante para o seu sector – ou crie um nome para si ao começar o seu próprio grupo.

 

7. Siga as pessoas certas
Uma das melhores formas de criar uma boa reputação online é seguir as empresas, as pessoas e os organismos profissionais que lhe interessam. Se está a tentar entrar num determinado sector de actividade, procure as principais figuras e os melhores empregadores desse sector e siga-os no Twitter, ligue-se a eles no LinkedIn e acompanhe os seus blogs e os comentários sobre o sector.

 

8. Participe nas conversas
Seguir as pessoas certas é apenas o primeiro passo para construir uma boa reputação online. Para conseguir divulgar o seu nome, precisa de participar nas discussões com opiniões e observações pertinentes. Interaja com o tipo de pessoas com que gostava de trabalhar e mantenha-se atento sobre o que as várias empresas andam a fazer.

 

9. Construa a sua reputação com recomendações
Uma das mais-valias do LinkedIn é que permite pedir recomendações a pessoas com quem trabalhou. Estas são exibidas no seu perfil como um exemplo perfeito de quão bom é no seu trabalho. Alguns trabalhos apenas são preenchidos através de recomendações porque uma boa recomendação de um director, colega ou professor anterior facilita a confiança de potenciais empregadores em si. Se fez um bom trabalho para alguém no passado, peça-lhes para o recomendarem.

 

10. Se necessário, corrija uma má reputação online
Alguns sites profissionais, tais como o LinkedIn e o Xing, irão deixá-lo remover os comentários ou editar o seu perfil. O Facebook permite-lhe remover comentários, mas fóruns ou blogs – onde poderá ter reclamado sobre um serviço ao cliente, por exemplo – talvez não. Muitas vezes é difícil apagar uma fotografia ou um vídeo em que foi marcado, então contacte a pessoa que a publicou e peça-lhe para o desmarcar, ou melhor ainda, apaguem-no juntos.

 

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