Dez razões por que deve incentivar os colaboradores a dormir bem

Ser o último a ir para casa e ser o primeiro a chegar de manhã ao escritório, prejudicando assim as horas de sono pode até ser bem visto nas empresas por se acreditar que assim a produtividade vai ser mais elevada, mas a Bewell alerta para as consequências negativas.

 

Com isto em mente, no Dia Mundial do Sono, a empresa de promoção da saúde e bem-estar apresenta dez razões pelas quais acredita que os departamentos de Recursos Humanos devem promover boas práticas de sono entre os seus colaboradores:

 

1. A ideia de que quando estamos a dormir não estamos a fazer nada é errada, o cérebro durante o sono está a exercer a “limpeza” de todos os “ danos” causados durante o dia. Ao mesmo tempo que limpa o cérebro, consolida memórias e prepara-o para ser mais criativo e eficiente no dia seguinte.

2. O bem estar mental está intimamente ligado ao sono de qualidade. Se uma empresa quer que os colaboradores tenham uma boa performance e não caiam em depressão ou em burnout, deve certificar-se que eles cuidam de si e do seu sono.

3. Uma noite sem dormir em termos cognitivos é semelhante a ter um nível de álcool suficientemente alto para não poder conduzir. Logo, quando os colaboradores trabalham fora de horas, no dia seguinte, não vão estar de ressaca, mas vão sofrer os mesmo efeitos.

4. Está comprovado que o sono melhora o sistema imunitário, tornando menos provável que adoeça. Não dormir bem aumenta exponencialmente o risco face a doenças como diabetes, doenças cardíacas e mesmo doenças como alzheimer ou demência.

5. A privação do sono faz com que as pessoas fiquem mais propensas a serem dependentes de cafeína, álcool e drogas em geral.

6. A privação do sono aumenta o cortisol (hormona ajudar o organismo a controlar o stress, reduzir inflamações), o que aumenta o stress, a perda de memória e até o risco de doenças graves.

7. Pessoas que são privadas de sono estão de uma forma geral mal-humoradas, o que não é bom para o espírito de equipa de equipa ou para o atendimento ao cliente.

8. Quando o corpo não dorme o suficiente, o metabolismo não funciona correctamente e pode, por exemplo, haver um aumento de peso, o que é muito frustrante para a maioria das pessoas, e pode mesmo afectar a sua boa disposição.

9. Cerca de 30% dos acidentes de carro nos Estados Unidos são atribuídos ao micro sono. E este número corresponde apenas aos que não foram fatais e que são conhecidos.

10. Se os colaboradores dormirem bem, é quase certo que vai aumentar a produtividade da empresa.

 

Veja também estas notícias.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...