Estão as nossas empresas em condições para competir a nível global?

O estudo “Convergence – The Survey”, realizado pela consultora QSP, que abrangeu 232 gestores de empresas nacionais de vários sectores de actividade, concluiu que 67% consideram ter condições para competir a nível global. Saiba porquê e quais as prioridades que os líderes assumem.

 

O estudo revela ainda que 72% não sentem «resistência à mudança» e acreditam ter «uma elevada capacidade de adaptação». A criatividade, a integração de recursos humanos de diferentes culturas e a inovação tecnológica são prioridades dos líderes nacionais.

A convergência entre a criatividade e o pragmatismo da gestão foi a prioridade mais referida pelos líderes (93%), seguida da integração de diferentes culturas nas equipas (78%). A QSP salienta também que 57% dos inquiridos dizem ter colaboradores de mais do que uma nacionalidade, que pelo menos em 40% dos casos as equipas têm elementos com diferentes orientações sexuais e que 34% integram pessoas portadoras de deficiência.

Há, no entanto, diferenças entre as empresas: enquanto que 70% dos gestores das empresas mais pequenas (menos de 49 trabalhadores) reconhecem ser difícil integrar recursos humanos culturalmente muito diferentes, já nas grandes empresas, 80% dos inquiridos consideram que não existe esta dificuldade.

A velocidade dos avanços tecnológicos, prioridade em termos de investimento para 76% dos inquiridos, é uma das principais preocupações pela «dificuldade em conseguirem estar a par dos desenvolvimentos». E, enquanto 60% dos inquiridos já procuram implementar novas tecnologias, 57% reconhecem que «não o consegue fazer rapidamente» e 55% admitem «dificuldades em implementar tantas novidades tecnológicas em simultâneo».

A maioria diz também que investir em software de análise de dados e em plataformas de recolha de dados é «totalmente ou muito prioritário» e mais de 60% quer investir «num melhor e mais seguro» armazenamento da informação. Já a globalização de grandes players tecnológicos, como o Facebook, a Amazon ou o Google, não assusta uma maioria de 68%.

A importância da convergência nas empresas é o tema deste estudo, realizado entre 31 de Janeiro e 18 de Fevereiro, mas também o mote para a edição deste ano do QSP Summit, que se realiza a 21 e 22 de Março, na Exponor, em Matosinhos.

Veja também estas notícias.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Automonitor
Primeiras impressões ao volante do novo Skoda Scala