Este perfil profissional tem cada vez maior procura. E não é tecnológico.

Em pouco mais de um ano, o número de contratações para esta área duplicou, na Michael Page, levando a um aumento de 61% na facturação da consultora. Descubra qual é, quais os motivos e os cargos mais requisitados.

 

Trata-se da área de Technical Sales. De acordo com a Michael Page, este crescimento deve-se ao «aumento de empresas internacionais que apostaram fortemente no mercado nacional, encarando-o como estratégico para o seu crescimento, criando equipas técnico-comerciais com implementação de Norte a Sul do país».

As funções de Técnico-comercial de materiais de construção, Técnico-comercial de componentes plásticos e Técnico-comercial de agroquímicos são as mais procuradas.

A Michael Page afirma que a vertente de acompanhamento dos canais distribuidor, prescritor e aplicador ou junto do segmento indústria é a mais valorizada pelas empresas, sendo que «o background académico em Engenharia Química, Civil, Materiais, entre outras, é fundamental para o conhecimento técnico do portfólio de produtos». Destaca ainda que «os conhecimentos técnicos são muito valorizados para a proximidade com o cliente, demonstrando as mais valias dos produtos, bem como o resultado final da sua utilização ou aplicação».

As empresas multinacionais que se dedicam ao fabrico e comercialização de produtos técnicos são as que mais requisitam este tipo de perfis, sendo que o sector dos plásticos regista a maior procura na zona Centro, sobretudo em Leiria e Marinha Grande, e o sector agroquímico na zona Sul, no Alentejo.

«Os profissionais que garantam um acompanhamento técnico cuidado aos seus clientes terão natural vantagem competitiva no mercado. Assim sendo, assistimos actualmente a uma valorização e um interesse crescente por profissionais com competências técnicas e comerciais fortes, sendo que, tal tendência se irá manter para este ano», refere Joana Reis, consultora da área.

Os salários vão desde os 1100 euros para um perfil júnior/trainee, aos 1650 euros, para um técnico comercial com três a cinco anos de experiência, ascendendo aos 2500 euros, se se tratar de um responsável técnico-comercial, podendo chegar aos 4000 euros, para um director técnico-comercial.  Como benefícios extra salariais, destacam-se a viatura e comissões de vendas.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Uber Eats e Time Out organizam batalha gastronómica
Automonitor
Campanha Free Now: Viajar pela Europa com 25% de desconto