Estoril recebe academia da Organização Mundial de Turismo

Os campus da Escola do Turismo de Portugal e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril vão transformar-se no Tourism International Academy (T.I.A), o primeiro centro de formação da Organização Mundial do Turismo (OMT). O projecto deverá estar concluído até 2023, altura em que se pretende duplicar o número de estudantes para cinco mil.

 

Com um total de 21 metros quadrados, o projecto representa um investimento de 24 milhões de euros, dos quais 40% são assumidos por privados.

A futura academia cobrirá todas as áreas da formação, desde o ensino técnico profissional até programas de executivos. Além de um centro de formação da OMT, a T.I.A. irá integrar um espaço para incubação de empresas do sector, o Instituto de Formação Turística de Macau, um hotel de aplicação, com 150 quartos, e uma residência, com 80 quartos, cujo concurso público de concessão foi já lançado.

«Este projecto é fundamental para qualificar recursos humanos no Turismo e afirmar Portugal como país de referência, também na formação turística», faz notar a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. E acrescenta: «Teremos como parceiros chave a OMT e o Instituto de Formação Turística de Macau, criando pontes para a capacitação de pessoas de todo o mundo. Por outro lado, o projecto é aberto às empresas de Turismo que queiram participar para aproximar a resposta da formação às necessidades da procura».

Visão semelhante tem o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. «Considerando a localização estratégica do campus, a aposta na formação como grande desafio do sector, a promoção de Portugal como destino para estudantes e o posicionamento do nosso país como hub internacional para o desenvolvimento de novos projectos em Turismo, entendemos que este é o momento certo para que o projeto Tourism International Academy seja dinamizado», sublinha.

Este projecto conta com o envolvimento de várias entidades públicas e privadas, entre as quais: Universidade NOVA de Lisboa, CITUR, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Turismo de Portugal, grupo Pestana, PortoBay, Vila Galé, Hoti, Martinhal, Vip, entre outros.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Mark Ronson desvenda futuro dos vídeos de música
Automonitor
Mercedes-Benz revela versões híbridas dos Classe A e B