Grupo Casais volta a abrir portas a alunos

Entre 22 e 27 de Outubro, vai promover a 2.ª edição da Casais Open’ Week. O processo de inscrição das escolas termina a 21 de Setembro.

 

 

O objectivo do Grupo Casais é dar-se a conhecer a alunos do Ensino Superior e do Ensino Técnico-profissional de cursos ligados ao sector da Construção, que, por seu lado, terão a oportunidade de contactar com profissionais e actividades das áreas em que pretendem trabalhar.

Tal como no ano passado, esperam envolver à volta de 300 alunos. Até ao momento, foram convidados a participar estudantes de 17 cursos de nove escolas superiores de áreas como Engenharia Civil, Arquitectura e Engenharias Mecânica e Eléctrica e de 12 cursos técnico-profissionais de nove instituições das áreas da Construção.

As inscrições decorrem até 21 de setembro através do link do doodle.

Segundo Sofia Miranda, directora de Recursos Humanos de Grupo Casais, «pretende-se transmitir a cultura de segurança da Casais, bem como estreitar as nossas parcerias com as escolas e instituições». No programa, estão ainda previstos momentos de partilha com a comunidade local e com as famílias dos colaboradores, para os quais as portas da empresa estarão também abertas.

Ainda que a missão principal da Open’Week não seja à partida identificar e captar jovens talentos, esse propósito acaba por estar inerente dada a escassez de mão-de-obra qualificada no sector, a qual tem vindo a ser apontada pelo CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues, como limitadora do crescimento da Construção.

Na sequência da primeira edição, foram contratados alguns colaboradores, não sendo mais porque a maioria ainda demoraria para terminar a sua formação.

As actividades previstas no âmbito do programa da Casais Open’Week 2018 decorrerão entre a sede do Grupo, em Braga e as instalações em Lisboa. Uma das novidades apresentadas este ano é a disponibilização de workshops, abertos a profissionais e alunos do sector, sendo que o objectivo é a «partilha de conhecimentos técnicos especializados em áreas de interesse para os profissionais e estudantes, que, deste modo, podem acompanhar as tendências do sector, bem como aprofundar e debater os temas actuais», adianta Sofia Miranda.

No final de cada dia, mediante a resolução de um desafio proposto aos jovens, irão ser sorteados estágios de Verão. Segundo a responsável de Recursos Humanos, as áreas de electricidade, mecânica e produção são as que maior receptividade acolheram junto dos estudantes na primeira edição, sendo as profissões mais procuradas as de director de obra, técnico de condução de obra e técnico de electricidade e climatização e ar condicionado.

Tal como no ano passado, a iniciativa envolverá uma grande equipa interna, «alguns pela primeira vez», de 11 empresas do Grupo Casais, nomeadamente: Casais Engenharia e Construção, Undel, Opertec, Quadrina, Carpin – Casais Wood e Metal, Casp, Sociomorcasal, CNT, HidrCNT, Ampere Energy Portugal, Homing Homes.

Os estudantes vão tomar contacto com um grupo que desenvolve a actividade de uma forma integrada, com capacidade de envolver diferentes especialidades num projecto, sempre com o objectivo de oferecer soluções completas aos seus clientes.

Com cerca de 3900 colaboradores em vários mercados, o Grupo Casais comemora o 60.º aniversário com cerca de 60% da actividade gerada em 15 países estrangeiros – Alemanha, Angola, Argélia, Bélgica, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, França, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique, Qatar e Reino Unido.

Veja também estas notícias. 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*