Ir ou ficar? Avalie a sua satisfação profissional

Alguma vez parou para avaliar a sua satisfação profissional? Dê um passo atrás e pergunte-se: gosto do meu trabalho ou limito-me a fazer as minhas tarefas e não mais do que isso, sempre a desejar estar noutro lado? 

Se está a decidir entre ficar ou ir à procura de uma nova oportunidade, há cinco factores-chave que deve ter em conta, segundo a Adecco Portugal.

1. Tem medo de ir trabalhar de manhã?

Existem muitas razões que podem fazer com que sinta assim, mas tente perceber os motivos e procure soluções. Está aborrecido? O seu chefe coloca-lhe demasiada pressão? O primeiro passo é comunicar como se sente. Depois, livre-se de hábitos menos bons, começando por diminuir a sua carga de trabalho.

2. Tem as ferramentas adequadas para fazer o seu trabalho com o melhor da sua capacidade?

Se a sua empresa não investir nos recursos que precisa não é só o seu talento que será desperdiçado. A sua progressão profissional também poderá ficar em risco. Por isso, conhecer o seu talento e potencial é fundamental. Quando procura um emprego, certifique-se que é indicado para si. Ao solicitar esta informação, não só está a cuidar de si, como mostra a sua ambição e conhecimento aos empregadores.

3. Os seus colegas de trabalho criam um ambiente de tóxico?

Há quem leve a competitividade muito para lá do aceitável, sem se preocupar com os outros. Tenha isso em atenção. Os colegas tóxicos tendem a ser rudes, gostam de pôr os outros à prova sempre que falam e têm gestos inapropriados. Evite-os, mas reporte essas situações de forma discreta aos Recursos Humanos. Se não observar melhorias, provavelmente está na hora de dizer adeus ao seu emprego.

4. Tem um(a) “companheiro(a) de trabalho” ou um(a) melhor amigo(a) no escritório?

Esta pessoa é o oposto de alguém que cria um ambiente tóxico. Se a tem por perto, óptimo. Os colegas não têm de ser necessariamente os nossos melhores amigos, mas tenha em conta que é com eles que vai passar grande parte do seu tempo, pelo que mais vale criar boas relações no local de trabalho para tornar a sua rotina mais fácil.

5. Está a ser pago com um salário competitivo?

Quer se goste ou não, o dinheiro é importante. Todos nós temos contas para pagar.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Automonitor
Primeiras impressões ao volante do novo Skoda Scala