Motivação dos colaboradores: cinco mitos

A terceira segunda-feira dos meses de Janeiro (ou seja, hoje) são conhecidas como “blue mondays”, considerado o dia mais deprimente do ano. A Sage vai mais longe e acredita que esta estado de espírito se estende ao mês inteiro, traduzindo numa fase de menor produtividade, maior lentidão e alguma falta de criatividade nas empresas. Para contrariar esta tendência e para promover a motivação, alerta para cinco mitos.

Porque acredita que são as empresas que realmente entendem o que motiva os seus colaboradores que se sentem mais seguras na tomada de decisões e na criação de um ambiente mais produtivo, a Sage destaca os mitos mais conhecidos no que à produtividade dos colaboradores diz respeito:


1. Os colaboradores procuram grandes momentos de diversão
Apesar de 40% das empresas considerar importante os jogos no escritório para os colaboradores (matraquilhos ou ping pong, por exemplo), a realidade é que apenas 5% dos colaboradores valoriza esse tipo de actividades. Aliás, segundo o estudo realizado pela Sage “Qual a razão para os seus trabalhadores não trabalharem?”, mais de metade dos inquiridos entendem essas actividades como uma distracção.

2. Dizer “obrigado” é suficiente para demonstrar reconhecimento
De acordo com o mesmo estudo, 66% dos colaboradores querem sentir-se valorizados e reconhecidos pela empresa. Mas o reconhecimento vai muito mais além de um “obrigado”. Por exemplo, enviar um e-mail aos colaboradores onde destaca o grande desempenho de todos durante um trimestre ou programando uma reunião de revisão mensal com a administração, é uma forma de garantir que a equipa se sente valorizada e que recebem um feedback regular.

3. Os horários de trabalho flexíveis e o trabalho remoto distraem os colaboradores e prejudicam a produtividade
Para 81% dos colaboradores inquiridos, a flexibilidade de horário e local de trabalho é essencial. Nesta época “mais triste”, pode ser uma boa forma de motivar e, assim, aumentar a produtividade.

4. O bem-estar é o factor mais importante para os colaboradores em Janeiro
É provável que os colaboradores regressem de férias com o objectivo de melhorar o seu bem-estar, e a empresa deve estar preparada para apoiar estas iniciativas, mas a atenção a esta tema não se deve restringir ao mês de Janeiro.  39% dos colaboradores consideram que as equipas de recursos humanos poderiam fazer mais para melhorar o seu bem-estar no trabalho. Por exemplo, Podem oferecer-se benefícios como vouchers para o ginásio ou disponibilizar fruta, durante todo o ano.

5. Motivar os colaboradores é uma prioridade durante o mês de Janeiro porque a produtividade é menor
Em vez de confiar na intuição, as equipas de recursos humanos devem basear-se na análise de dados para então agir de acordo.  Perceber o que afecta o compromisso e quando pode marcar a diferença na distinção entre mitos e realidade.

O estudo “Qual a razão para os seus trabalhadores não trabalharem?” está disponível aqui.

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