O foco nas soft skills e nas competências de liderança

A Learninghubz é uma aplicação web/ mobile de Digital Learning com quatro mil vídeos curtos de soft skills, liderança e gestão, pensada para as empresas que querem implementar uma cultura de digital self-learning.

 

Por Sandra M. Pinto

 

No início de 2015 arrancou aquele que era ainda e só um projecto. «Fomos aceites na Startup Lisboa, tivemos as primeiras reuniões com potenciais clientes para apresentar a ideia e recolher feedback, dando início ao desenvolvimento da plataforma e aprofundando a curadoria de conteúdos», recorda João Nogueira Santos, chief executive officer (CEO) e co-fundador da Learninghubz. Cerca de um ano depois, em Março de 2016, era lançada comercialmente a Learninghubz, a qual nasceu da constatação de João Nogueira Santos, ainda como colaborador da Optimus, de que os vídeos e os cursos disponíveis na Internet são excepcionais recursos formativos para as empresas.

«Eu e alguns colegas utilizávamos muito a Internet para formação e desenvolvimento, apesar de não estar enquadrada nos planos de formação», conta o responsável. «Era um modelo de formação “alternativo”, informal, fora do radar dos Recursos Humanos, mas de altíssima qualidade e sempre disponível. Desde essa altura achei que este era um modelo de formação que podia ser organizado, difundido e gerido pelas áreas de formação das empresas, com enormes vantagens para os colaboradores e organizações». Para o co-fundador da Learninghubz era apenas preciso uma empresa para implementar tudo o que era necessário para o sucesso deste modelo de formação, como plataforma, curadoria e serviço, «aí nasceu a Learninghubz».

Fundada por três amigos de longa data, numa altura em que todos estavam profissionalmente disponíveis e à procura de um projecto novo e diferente do que tinham feito anteriormente, a Learninghubz surgiu à medida daquilo que procuravam e que queriam fazer. «Estamos naquela fase da vida em que temos bastantes conhecimentos e capacidade de realização, vontade de empreender e aprender no processo, e em que apreciamos a flexibilidade e autonomia para termos uma vida equilibrada», partilha João Nogueira Santos que, vindo da área de Gestão Produto e Inovação nas telecomunicações, conta nesta aventura com mais dois sócios, Nuno Bernardo Lopes, com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento software em Startups e actual chief technology officer (CTO) da empresa, e Pedro Costa Santos, o chief commercial officer (CCO), com 20 anos de experiência em Business Development no sector na aeronáutica.

Leia a reportagem na íntegra na edição de Abril da Human Resources.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Android aposta em marca mais inclusiva
Automonitor
Novo EV Concept『45』da Hyundai vai a Frankfurt