O vídeo está na moda. Por que não usá-lo para recrutar?

A plataforma Live Jobs – Video Interview Software pretende transformar a forma como as empresas descobrem e contratam os melhores candidatos, recorrendo a um software, simples e intuitivo, de triagem de pré-entrevistas por vídeo, associadas ao perfil de cada candidato.

 

O Live Jobs pretende facilitar não só o processo de triagem, mas também a forma como os clientes querem comunicar com os seus candidatos, cada vez mais afastados dos tradicionais portais de emprego. Anunciar oportunidades de emprego por vídeo, realizar assessments aos candidatos, comentar, avaliar, dar feedback são apenas algumas das características da plataforma.

O conceito foi criado por Rui Parafita, managing partner da Better People Human Capital Consultants, que defende que «é preciso automatizar os processos de recrutamento, até porque a fase da triagem de currículos é onde os profissionais perdem mais tempo. Em média, 75% do tempo dos recrutadores é utilizado para fazer a triagem de currículos», exemplificou. «O vídeo está na moda e veio para ficar. Hoje em dia, todas as pessoas fazem vídeos e partilham-nos nas suas redes sociais. Por que não trazer esta tecnologia para a área do recrutamento e ajudar os candidatos a mostrarem todo o seu potencial?»

Para procurar um emprego na LiveJobs, os candidatos só têm de se registar na plataforma, onde as empresas irão colocam oportunidades de emprego, definindo algumas questões-chave que os candidatos deverão responder por vídeo. Assim, empresas e os recrutadores percebem mais facilmente se vale ou não a pena que o candidato passe à fase de entrevista pessoal.

Rui Parafita explica que uma das ferramentas mais usadas na plataforma é o sistema “CV TRACKING”, que permite fazer uma triagem de curriculos internos ou provenientes de outras plataformas de emprego ou até provenientes dos e-mails de recrutamento da empresa. «Basta definir questões-chave que queiram ver respondidas, adicionar os e-mails dos candidatos e notificá-los para responderem por vídeo.»

A Live Jobs é uma plataforma gratuita para todos os candidatos que se registem e procurem emprego. Para as empresas há vários planos personalizados para diferentes necessidades de recrutamento.

 

Veja também estas notícias.

 

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...