Oito dicas para manter os seus colaboradores satisfeitos

Quando os colaboradores estão felizes, a produtividade melhora. Muitas vezes, os líderes não percebem o impacto que têm, mas as suas acções podem ter uma influência fundamental na criação de condições para a realização pessoal e profissional da sua equipa. 

 

A pensar nisto, a socióloga Tracy Brower e autora do livro “Bring Work to Life by Bringing Life to Work”, partilha oito dicas dirigidas a quem tem responsabilidades de liderança, para assegurar uma influência positiva na sua empresa e manter os colaboradores realizados.

 

1. Desafiar o sistema
Liderança significa criar mudanças e “agitar” construtivamente o sistema. Sugira novas maneiras de fazer as coisas – seja uma nova política que permita levar animais de estimação para o trabalho ou uma prática que possibilite que os colaboradores passem parte do seu tempo em projectos que escolherem. Isso não significa entrar “em guerra” com as políticas actuais, mas analisar como algumas práticas podem ser melhoradas, tendo em vista o bem comum, dos colaboradores e da empresa.

 

2. Priorizar a realização profissional e pessoal
Quando os colaboradores estão satisfeitos com o trabalho e com a vida pessoal, são mais produtivos e a empresa beneficia dessa energia, por isso deve fazer disso uma prioridade. Dar maior flexibilidade às pessoas tende a resultar em efeitos positivos na atracção e retenção de talento.

 

3. Dar condições que promovam o bem-estar
Faça sugestões para uma maior flexibilidade e uma cultura que permita que as pessoas trabalhem de maneira única, os seus talentos, habilidades e contribuições. Além disso, lembre-se do poder de ter espaços que permitam que os colaboradores façam o seu melhor trabalho. As empresas têm de pensar nisso se quiserem atrair os melhores talentos.

 

4. Estar disposto a ser a cobaia
Se sugerir uma nova política, ofereça a sua equipa como cobaia. Se puder provar novos modelos na sua própria equipa, criará um impulso para a restante organização implementar novas maneiras de trabalhar, com base no sucesso da sua equipa.

 

5. Construir relações com outros líderes
Forme uma comunidade com outros líderes dentro da organização, que também estejam a investir na realização profissional dos colaboradores. Partilhe ideias e práticas. Além de criar a sua rede, estará a estabelecer massa crítica para promover mudanças na sua organização, criando assim um local de trabalho mais “virado” para os colaboradores.

 

6. Traga ideias novas
Um líder tem, habitualmente, uma forte rede de contacto, o que lhe dá uma oportunidade única de estar a par do que se passa fora da sua organização. Portanto, certifique-se que faz perguntas e entende o que outras empresas e líderes estão a fazer para apoiar a realização profissional dos seus colaboradores. Traga essas novas ideias, melhore-as e adapte-as à realidade da sua empresa.

 

7. Preste atenção às suas próprias escolhas
As escolhas que um líder faz influenciam os outros. Os colaboradores veem o que um líder faz e assumem que esses comportamentos são culturalmente aceitáveis ​​dentro da empresa. Afinal, a empresa colocou-o numa posição de liderança, o que significa que as pessoas vão observar o que você faz, seja essa a sua intenção ou não.

 

8. Ajude os outros
Se liderar de maneira eficaz, as pessoas vão-lhe pedir orientação, conselhos e perspectivas. Seja um recurso e um mentor. Arranje tempo para apoiar e construir relacionamentos com outras pessoas que estão a trabalhar para a realização da vida profissional.

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