Oito estratégias para evitar o burnout

Quantas vezes já deu por si a acordar mais cansado do que quando se deita, sem razão aparente, e à beira de um esgotamento emocional? Essa constante falta de energia é um sintoma de stress causado pelo excesso de trabalho e falta de horas de sono. 

 

Mas não pense que é caso único. Num estudo recente da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, o número de pessoas a afirmar que se sente esgotada e próximo de “burnout” (exaustão extrema) é bastante elevado.

A pensar nisso, a Garmin partilha oito hábitos que poderá facilmente testar na sua rotina para combater o cansaço diário e revitalizar as suas energias num curto espaço de tempo.

1. Faça pausas

Abrande o ritmo e obrigue-se a tirar uns intervalos por dia. São as pequenas coisas que fazem a diferença. Experimente fazer caminhadas ao som da sua música preferida ou practicar exercício ao ar livre e verá que fará maravilhas por si.

2. Beba água

Mantenha-se hidratado. Idealmente, deverá beber entre dois a três litros de água ou chá sem açúcar todos os dias.

3. Tome um banho

Se está no escritório e um banho está fora de questão, nada tema. Passe água fria pelo rosto e nos pulsos e obtenha um efeito igualmente revigorante.

4. Exercite-se

Vinte minutos diários de exercício são mais que do que suficientes para fazer o sangue fluir e aumentar o nível de oxigénio no corpo.

5. Não se esqueça de alongar

Levante-se ao longo do dia e alongue os músculos para evitar a exaustão.

6. Faça sestas

Uma pequena sesta a meio do dia pode ser uma excelente forma para recarregar baterias.

7. Relaxe

Rir pode ser o melhor remédio.

8. Alimente-se bem

Coma várias vezes ao dia em pequenas quantidades.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...