OutSystems e EDP promovem ‘batalha’ entre universidades

A primeira edição da Battle of Universities, organizada pela OutSystems, em parceria com a EDP e várias universidades portuguesas, reuniu mais de 50 estudantes de nove universidades portuguesas, com o objectivo de desafiar e promover as competências dos alunos universitários dos cursos de tecnologias.

 

Os 51 estudantes reuniram-se no início de Novembro, no edifício Central Tejo do MAAT, em Lisboa, distribuídos por 17 equipas de três elementos cada, propondo-se ultrapassar vários desafios relacionados com informática e com o tema do evento – uma aventura espacial -, para alcançar o título de “Supremos Defensores Tecnológicos do Universo”.

Entre os vários desafios colocados, destaca-se a criação de um programa que projectasse a ponte de uma nave alienígena, segundo um conjunto de regras geométricas muito especificas impostas pelos próprios alienígenas; ou a criação de um programa que configurasse uma rede de comboio vintage numa lua remota.

A estratégia foi fundamental para a resolução desta ‘batalha’, uma vez que o programa contou com duas rondas de desafios através de uma contagem regressiva, sendo praticamente impossível conseguir resolvê-los na integra.

Estes desafios foram pensados com o intuito de potenciar não só as capacidades técnicas dos estudantes, mas também soft skills como o trabalho em equipa e desenvolvimento estratégico.

Foram distinguidas as três melhores equipas. Os primeiros classificados – Afonso Fernandes, Leonardo Santos e Daniel Zheng Dong, alunos do 3.º ano do curso de Ciências da Computação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – receberam uma viagem para a GoTo Conference.

Já os membros da equipa que obteve o segundo lugar – David Almeida, Manuel Xarez e Silvério Pereira, do 5.º ano do curso de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro – ganharam um Amazon Gift Card no valor de 400 euros.

Em terceiro lugar ficaram Daniel Henriques, André Neves e Maria Nogueira, estudantes do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, tendo ganho Amazon Gift Cards no valor de 200 euros.

Veja também estas notícias.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*