Portugueses são os mais motivados da Europa do Sul

De acordo com o estudo sobre liderança e clima organizacional do Hay Group, cerca de metade (47%) dos trabalhadores Portugueses que participaram no estudo dizem ter um ambiente de trabalho positivo, motivante e de elevada performance. O estudo foi realizado em 27 países com a participação de 71.996 profissionais.

Apenas os países escandinavos (52%), a Alemanha, a Áustria, a Suíça (49%) e a Europa de Leste (55%) revelam estar mais motivados.

Espanha, Itália e França são os países que apresentam resultados mais baixos. Mais de dois terços (68%) dos gestores Italianos estão a fomentar um clima organizacional desmotivador para os seus colaboradores – taxa mais elevada da Europa. Espanhóis e Franceses aparecem em segundo lugar em ex aequo com cerca de 64% dos colaboradores a afirmar que os seus superiores não conseguem criar um clima positivo de trabalho.

Apesar do balanço positivo que Portugal apresenta, existe ainda uma percentagem significativa de colaboradores desmotivados (39%), mas ainda assim bastante afastada dos seus países vizinhos.

“A evolução da melhoria do ambiente de trabalho e consequente aumento de produtividade dos colaboradores é consistente com a crescente sensibilidade e investimento que as empresas de referência nacionais têm feito no desenvolvimento de liderança e gestão de talento”, defende Felipa Oliveira Serrão, Directora do Hay Group em Portugal.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*