Principais evoluções e tendências na Gestão de Pessoas

Na edição comemorativa do seu oitavo aniversário, a Human Resources Portugal apresenta 26 testemunhos do mundo empresarial – de presidentes e CEOs, directores de Recursos Humanos e de Comunicação e Marketing –, com a sua visão sobre estes oito anos no que à Gestão de Pessoas diz respeito.

 

Por Ana Leonor Martins e TitiAna Amorim Barroso

 

A primeira edição da Human Resources foi para as bancas a Junho de 2010, numa altura em que não se falava na revolução tecnológica que estamos a viver e muito menos em escritórios do futuro, gig economy, skills on demand ou employee experience. Era ainda uma área tradicional, mas rapidamente despertou e se tornou estratégica.

A revista começou por contribuir com valiosos artigos internacionais, a dar a conhecer os rostos da Gestão de Pessoas e as boas práticas em Portugal. Sem vergonha, ganhou espaço, e de mero assistente de camarote passou para a primeira fila, podendo orgulhar-se de construir valor no palco da Gestão de Pessoas. Desde o início que se posicionou como uma revista “Para quem gere pessoas”, reunindo o interesse de CEOs, directores de Gestão de Pessoas, de Marketing, de Finanças, de Comunicação e outras áreas, abarcando diversos sectores.

Engordou e agigantou-se, passou de uma revista e site a uma marca forte que hoje tem, para além da revista mensal – o seu farol – um site actualizado diariamente, duas conferências anuais que reúnem mais de 300 pessoas, uma newsletter diária que é recebida por mais de 22 500 leitores e eventos pontuais com formatos inovadores, como o Fórum Human Resources ou o HR Tech. Tendo assim construído, ao longo destes anos, um verdadeiro ecossistema na Gestão de Pessoas.

No seu oitavo aniversário, desafiou vários gestores de topo a partilharem o seu testemunho sobre os últimos oito anos, com um balanço focado na área da Gestão de Pessoas e balizado entre três questões: Quais os principais marcos evolutivos da área? Que tendências e novos desafios? Como se deve reinventar a função gestor de Pessoas?

Leia os testemunhos de: Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal; Amândio da Fonseca, co-founder da Egor Alchemy; Ana Côrte-Real, associate dean da Católica Porto Business School; António Mexia, chief executive officer (CEO) da EDP; António Vieira Monteiro, presidente executivo do Banco Santander Totta; Carla Gouveia, client partner da Pedersen & Partners; Catarina Horta, directora de Recursos Humanos da ANA Aeroportos; Clara Trindade, directora de Recursos Humanos da L’Oréal; Elsa Carvalho, directora de Recursos Humanos da REN; Fernando Neves de Almeida, managing partner da Boyden Portugal; Fernando Rodrigues, director executivo da Axians Portugal; Francisco de Lacerda, presidente executivo dos CTT; Inês Simões, head of Corporate Communication and Brand do Grupo Ageas Portugal; Isabel Barros, directora de Gestão e Desenvolvimento de Talento na Sonae e executive board member da Sonae MC;  Jorge Magalhães Correia, presidente da Fidelidade e da Luz Saúde; José Gonçalves, presidente da Accenture Portugal; José Miguel Leonardo, presidente da Randstad Portugal; Luís Paulo Salvado, chief executive officer (CEO) da Novabase; Manuel Lopes da Costa, country manager partner da BearingPoint Portugal; Nelson Pires, general manager da Jaba Recordati; Patrícia Fernandes, directora de Marketing Digital, Inovação e Comunicação da Caixa Económica Montepio Geral; Paula Panarra, directora-geral da Microsoft Portugal; Paulo Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos; Pedro Oliveira, presidente da BP Portugal;  Pedro Ramos, director de Recursos Humanos do Grupo TAP Air Portugal; Rui Nabeiro, administrador Grupo Nabeiro – Delta Cafés

Na edição de Julho/Agosto da Human Resources Portugal. 

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

*